Primeiro Centro de Cidadania LGBTI+ do Estado do Rio completa 15 anos, em Nova Friburgo

Equipamento do Programa Rio Sem LGBTIfobia, do Governo do Estado, realizou mais de 15 mil atendimentos no período

Mais de 15 mil atendimentos em 15 anos. O primeiro equipamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Rio Sem LGBTIfobia, o Centro de Cidadania LGBTI+ Hanna Suzart, localizado no Centro de Nova Friburgo, na Região Serrana, contribui, desde 2010, no acolhimento e orientação de vítimas de violações dos direitos LGBTQI+. A área de abrangência da unidade compreende os municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Carmo e Trajano de Morais.

Ao longo destes 15 anos, a unidade realizou mais de 15,9 mil atendimentos a mais de 5,9 mil pessoas. No local também é realizado apuração de denúncias de crimes e discriminação; orientação não apenas da população LGBTQIA+, mas da sociedade em geral sobre direitos e cidadania; capacitação de gestores públicos para o enfrentamento da violência e formulação de políticas públicas e qualificação de agentes públicos para um acolhimento assertivo.

A criação do Centro de Cidadania Hanna Suzart foi possível por meio da execução do programa Brasil Sem Homofobia, do Governo Federal, possibilitada pelo convênio entre a Secretaria de Estado Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a mobilização dos movimentos sociais LGBTQIA+.

Presente no programa Rio Sem LGBTIfobia desde a implementação, a coordenadora do Centro de Cidadania, Silvia Furtado define o que norteia as ações da equipe interdisciplinar que acolhe a população da Região Serrana.

– Nosso trabalho é ter uma equipe comprometida e que esgote todas as providências no atendimento aos usuáries – disse Silvia Furtado.

O nome do centro é uma homenagem a uma importante liderança do movimento de pessoas transexuais e travestis. Hanna Suzart deixou, em sua trajetória de luta em prol da causa LGBTQIA+, conquistas que nortearam ações voltadas para esta população, coordenou diversos projetos em parceria com o diversos projetos em parceria com o poder público, foi presidente e fundadora da ASTRA-Rio (Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Rio de Janeiro) e secretária geral da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e transexuais).

O Centro de Cidadania LGBTI Serrana I – Hanna Suzart integra a Rede de Proteção Especial do município de Nova Friburgo integrando os serviços de proteção do Programa Rio Sem LGBTIfobia com o compromisso de manter e ampliar as ações para toda região, com a finalidade de prestar atendimento à população LGBTI+ e propor políticas públicas voltadas para este segmento. O Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia mantém a parceria com a prefeitura local dando suporte às ações desenvolvidas pelo Centro de Cidadania LGBT Serrana I – Hanna Suzart, na região. A unidade da Região Serrana integra os 23 equipamentos do programa em todo o estado do Rio de Janeiro.

O Centro de Cidadania Hanna Suzart fica na Avenida Alberto Braune, 223 – Centro, Nova Friburgo
Tel: (22) 2523-7907

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *