Primeiro Centro de Cidadania LGBTI+ do Estado do Rio completa 15 anos, em Nova Friburgo
Mais de 15 mil atendimentos em 15 anos. O primeiro equipamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Rio Sem LGBTIfobia, o Centro de Cidadania LGBTI+ Hanna Suzart, localizado no Centro de Nova Friburgo, na Região Serrana, contribui, desde 2010, no acolhimento e orientação de vítimas de violações dos direitos LGBTQI+. A área de abrangência da unidade compreende os municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Carmo e Trajano de Morais.
Ao longo destes 15 anos, a unidade realizou mais de 15,9 mil atendimentos a mais de 5,9 mil pessoas. No local também é realizado apuração de denúncias de crimes e discriminação; orientação não apenas da população LGBTQIA+, mas da sociedade em geral sobre direitos e cidadania; capacitação de gestores públicos para o enfrentamento da violência e formulação de políticas públicas e qualificação de agentes públicos para um acolhimento assertivo.
A criação do Centro de Cidadania Hanna Suzart foi possível por meio da execução do programa Brasil Sem Homofobia, do Governo Federal, possibilitada pelo convênio entre a Secretaria de Estado Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a mobilização dos movimentos sociais LGBTQIA+.
Presente no programa Rio Sem LGBTIfobia desde a implementação, a coordenadora do Centro de Cidadania, Silvia Furtado define o que norteia as ações da equipe interdisciplinar que acolhe a população da Região Serrana.
– Nosso trabalho é ter uma equipe comprometida e que esgote todas as providências no atendimento aos usuáries – disse Silvia Furtado.
O nome do centro é uma homenagem a uma importante liderança do movimento de pessoas transexuais e travestis. Hanna Suzart deixou, em sua trajetória de luta em prol da causa LGBTQIA+, conquistas que nortearam ações voltadas para esta população, coordenou diversos projetos em parceria com o diversos projetos em parceria com o poder público, foi presidente e fundadora da ASTRA-Rio (Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Rio de Janeiro) e secretária geral da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e transexuais).
O Centro de Cidadania LGBTI Serrana I – Hanna Suzart integra a Rede de Proteção Especial do município de Nova Friburgo integrando os serviços de proteção do Programa Rio Sem LGBTIfobia com o compromisso de manter e ampliar as ações para toda região, com a finalidade de prestar atendimento à população LGBTI+ e propor políticas públicas voltadas para este segmento. O Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia mantém a parceria com a prefeitura local dando suporte às ações desenvolvidas pelo Centro de Cidadania LGBT Serrana I – Hanna Suzart, na região. A unidade da Região Serrana integra os 23 equipamentos do programa em todo o estado do Rio de Janeiro.
O Centro de Cidadania Hanna Suzart fica na Avenida Alberto Braune, 223 – Centro, Nova Friburgo
Tel: (22) 2523-7907