Primeira turma de mulheres se forma no Canteiro Escola da obra da Nova Serra das Araras
A obra da Nova Serra das Araras celebrou, nesta terça-feira (16), a formatura da primeira turma de mulheres do Canteiro Escola, iniciativa voltada à qualificação profissional e à inclusão feminina no setor da construção civil. O curso integrou um projeto social da Prefeitura de Paracambi e ofereceu capacitação gratuita para 40 mulheres da região. O canteiro escola é uma parceria da RioSP com a Firjan e a Prefeitura de Paracambi (RJ).
Do total de 40 inscritas, 30 alunas concluíram a formação e receberam o certificado, marcando um momento simbólico de conquista, autonomia e transformação de trajetórias. Com a qualificação, as participantes saíram da sala de aula diretamente para o mercado de trabalho: todas foram contratadas para atuar na obra da Nova Serra das Araras, reforçando o compromisso do projeto com a geração de oportunidades reais e a valorização de mão de obra local.
As formandas receberam capacitação nas áreas de Pedreiro de Alvenaria Estrutural e Carpintaria, estando aptas a seguir as normas técnicas específicas das funções, além de receberem orientações sobre saúde, segurança do trabalho e consciência ambiental — pilares fundamentais para uma atuação profissional segura e responsável.
Os cursos de qualificação profissional do Canteiro Escola são ministrados por professores da Firjan SENAI, responsável pelo fornecimento do material didático e de todos os itens necessários para o desempenho das atividades, incluindo equipamentos de proteção individual (EPIs).
Com capacidade para ofertar até 320 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, o Canteiro Escola contempla diferentes áreas da construção civil, como pedreiro, armador de ferragens, carpinteiro de obras e montador de andaimes. A expectativa é de expansão do número de vagas, o que poderá ocorrer a partir da renovação da parceria, ampliando ainda mais o impacto social da iniciativa.
Mais do que formar profissionais, o Canteiro Escola da Nova Serra das Araras reafirma o compromisso da obra com o desenvolvimento social, a inclusão e a valorização das pessoas, colocando o humano no centro de cada etapa do projeto.

