Primeira etapa da Operação Barricada Zero remove toneladas de obstáculos em São Simão e Caixa D’Água, em Queimados
Ação integrada do Governo do Estado e da Prefeitura de Queimados mobiliza mais de 60 agentes, garante entrada pacífica nas comunidades e resulta em prisão e grande apreensão de drogas
A primeira etapa da Operação Barricada Zero, realizada nas comunidades do São Simão e Caixa D’Água, em Queimados, começou nas primeiras horas desta segunda-feira (24) e foi considerada um sucesso pelas autoridades envolvidas. Com participação conjunta das polícias Civil e Militar e de equipes do município e do Estado, a ação retirou cerca de 4 toneladas de barricadas, prendeu um suspeito e apreendeu milhares de papelotes e pinos de drogas.
A Operação Barricada Zero, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Queimados, teve início às 5h da manhã, quando o GAT (Grupo de Apoio Tático) do 24º BPM entrou nas comunidades do São Simão e Caixa D’Água, marcando a abertura da ação. Logo em seguida, cerca de 60 agentes do 24º BPM, da 55ª DP e da Secretaria Municipal de Segurança avançaram para o interior das localidades, acompanhados por operadores de retroescavadeiras e caminhões cedidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras.
O foco principal desta etapa era a retirada de barricadas usadas pelo crime organizado para bloquear acessos e dificultar a atuação das forças de segurança. Ao longo da manhã, todos os principais pontos de entrada das duas comunidades foram desobstruídos. De acordo com o Governador Cláudio Castro, os equipamentos e as ações policiais continuarão pelo tempo que for necessário para a desobstrução definitiva dos acessos das localidades.
A operação foi comandada pelo prefeito Glauco Kaizer; pelo secretário estadual de Obras, Uran de Andrade; pelo comandante do 24º BPM, tenente-coronel Odair; pelo delegado da 55ª DP, Júlio Filho; e pelo secretário municipal de Segurança de Queimados, Felipe Laureano. Durante toda a ação, a Central de Monitoramento da prefeitura acompanhou em tempo real os acessos das comunidades, garantindo suporte estratégico às equipes em campo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, cerca de 4 toneladas de barricadas foram removidas e aproximadamente 3 mil papelotes e pinos de drogas foram apreendidos. Um homem foi preso e levado para 55 DP (Queimados).
As autoridades classificaram a operação como bem-sucedida, especialmente porque todos os objetivos foram atingidos sem troca de tiros, preservando a segurança dos moradores. A retirada das barricadas permitirá que serviços públicos e ações de segurança avancem de forma mais efetiva nas comunidades.
A Operação Barricada Zero seguirá com novas etapas nos próximos dias, ampliando o alcance das ações integradas do Estado e da Prefeitura em Queimados.

