22 de setembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Primavera começa com chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas

Os cariocas aguardaram a chegada da primavera, oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), curtindo o clima de verão na Praia do Leme, na Zona Sul. O dia foi marcado por banhistas aproveitando as altas temperaturas na orla. Enquanto os últimos momentos do inverno podem registrar máxima de 41ºC, a estação das flores começa com queda nos termômetros e chuva.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, a passagem de uma frente fria vai fazer com que os cariocas demorem mais tempo para aposentar os casacos e guarda-chuvas. Há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem chegar aos 100km/h, já no final da tarde desta segunda-feira e na madrugada de terça-feira (23). A instabilidade vai permanecer ao longo da semana, com chuva até sexta-feira (26).
Na terça, por conta da passagem da frente fria e o posterior transporte de umidade do oceano, a previsão é de céu encoberto com pancadas de chuva moderada a forte durante a madrugada, passando a fraca a moderada isolada a partir do período da manhã. Os ventos estarão moderados a fortes e os termômetros devem registrar máxima de 24ºC e mínima de 16ºC.

Entre quarta (24) e sexta-feira, ventos úmidos do oceano seguirão atuando na cidade do Rio e mantendo o céu nublado a encoberto. Há previsão de chuvisco/chuva fraca isolada a qualquer momento. Os ventos estarão predominantemente moderados. Na quarta, quinta (25) e sexta, os termômetros podem ter máximas de 23ºC, 22ºC e 24ºC, com mínimas de 14ºC, 14ºC e 15ºC, respectivamente.

“Durante a primavera, os dias vão ficando mais longos e as noites mais curtas, em relação ao inverno. Ainda há entrada de frentes frias que podem derrubar as temperaturas. São dias quentes com pancadas de chuva no fim do dia. Dias quentes e secos. É um período de transição, com características parecidas com o inverno ainda neste início, e ganhando características de verão mais pro final”, explicou a meteorologista do Sistema Alerta Rio, Mayara Villela.

 

Em casa

– Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa;
– Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;
– Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore;
– Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;
– Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas;
– Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.

Na rua

– Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;
– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;
– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
– Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;
– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
– Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;
– Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *