Presidente da Acierj fala durante encontro importância das instituições darem apoio aos jovens para estarem aptos para o mercado de trabalho
O Mundo do trabalho foi um dos temas debatidos em diversos âmbitos nesta sexta-feira (19 ), durante o evento o Festival ODS que aconteceu no Reserva Cultural no Gragoatá . O Festival teve como objetivo , promover conversas em torno da questão de uma forma mais Global . Um dos debatedores foi o empresário Igor Baldez , presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro , e que assumiu recentemente como vice presidente da Região Leste Fluminense da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro ( Facerj).
Baldez levou para o evento uma abordagem que já utiliza na Acierj dentre outras coisas , de dar apoio aos jovens para estarem aptos ao mercado de trabalho .Ele citou como exemplo um trabalho realizado em parceria entre a Acierj a Huawei Brasil, PÓLEN – Polo de Inovação da UNISUAM . Pela Parceria , jovens entre 18 e 29 anos, moradores de Niterói, com formação escolar de nível fundamental , participam de cursos de fibra ótica .
“ Os jovens são o futuro . Esse projeto da nossa parceria está voltado para jovens que nem estudam nem trabalho e que precisam de oportunidades .Também estamos com a parceria com as telecons para abrigar e inserir esses jovens do mercado de trabalho . Outra frente é uma Coworking que temos no espaço da Acierj só para mulheres e com brinquedotecas . É um projeto de transformação digital e rede social e que visa acomodar as mulheres em situação de vulnerabilidade e que sofreram violência de gênero no mercado de trabalho “ explicou Baldez na apresentação .
Igor Baldez assumiu recentemente como vice da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro ( Facerj) com o objetivo de incrementar políticas públicas e buscar novas parcerias para ajudar a alavancar a economia dos municípios , a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro ( Facerj)
O cargo é uma forma de ampliar as fronteiras da entidade , e o leque de benefícios que oferece aos seus associados , buscando aliados e parceiros para negócios e empreendimentos conjuntos .
Em sua palestra lembrou a importância de se trabalhar por cidades inteligências e reiterou a preparação dos jovens .
O Festival ODS é uma experiência imersiva voltada à elaboração de propostas e soluções para os atuais desafios socioambientais no Brasil. O evento é construído a partir de laboratórios preparatórios que pensam em metodologias para solução de problemas complexos. O festival funciona reunindo quem é parte do problema e da solução.
Em sua quarta edição, o projeto vai focar em pensar a realidade de hoje a partir do movimento acelerado de transformações tecnológicas. Nesse sentido, qual é o futuro do trabalho? Qual deve ser o plano de ações para garantir igualdade de oportunidades no mercado? Como conciliar as necessidades particulares de diferentes gerações?
Outro destaque da programação são as diversas vagas de emprego que serão disponibilizadas durante o evento. Num formato de standing, essa é uma boa oportunidade para jovens e profissionais com mais de 50 anos se destacarem diante das instituições participantes.
Realizado pela Agenda Pública e pela Prefeitura de Niterói, o Festival ODS conta com o patrocínio da Fundação Grupo Volkswagen.