Prefeitura inicia nova fase da obra de reforma e ampliação da UPA, com a construção de novos espaços em alvenaria e a modernização total da unidade
Troca de mobiliário e revitalização da área externa estão incluídas no projeto, que trará mais conforto para pacientes e funcionários
Uma das obras mais importantes para a reconstrução dos serviços de saúde de Teresópolis, a obra de reforma, modernização e ampliação da UPA 24H – Unidade de Pronto Atendimento Nathan Garcia Leite inicia, nos próximos dias, uma fase muito importante: a construção de novos espaços, em alvenaria. Os secretários de Fiscalização de Obras Públicas, Matheus Lauand, e de Saúde, Fábio Gallote, e equipes técnicas das pastas, estiveram na unidade, nesta quarta-feira (10/9), para acompanhar os serviços e também definir os últimos ajustes do projeto, que tem como objetivo oferecer aos pacientes e funcionários da UPA um local com mais conforto, adequado às atuais demandas da unidade. A previsão é de que a obra seja concluída até dezembro.
“O grande desafio é executar a obra com a UPA em funcionamento. Mas, as equipes estão se dedicando bastante para que a gente consiga entregar a unidade, totalmente reformada, modernizada e ampliada, até meados de dezembro. A determinação do Prefeito Leonardo é que os pacientes e os funcionários tenham um melhor acolhimento”, explicou o secretário de Fiscalização de Obras Públicas, Matheus Lauand”.
A obra foi dividida em três fases, sendo que a primeira contempla toda a rede de esgoto do equipamento, trazendo melhorias para trabalhadores e pacientes. A segunda, em fase de execução, é a ampliação da unidade, com construção em alvenaria, de novos espaços. A terceira e última fase corresponde à troca de todo o mobiliário, dos aparelhos de ar condicionado defeituosos e de equipamentos ultrapassados. Além disso, a área externa será revitalizada, com a execução de um plano de paisagismo para o local.
Na primeira etapa, entre os serviços realizados, instalação de 20 caixas de passagem, com a troca de toda a tubulação dos 20 sanitários da unidade; construção de nova fossa e filtro, maior do que a antiga para atender à atual demanda da unidade; reparo e reforço das ligações subterrâneas. “Na primeira fase, praticamente, refizemos todo o esgotamento sanitário da unidade, ampliando o tamanho da rede para atender o movimento que tem hoje na UPA, muito acima do que foi planejado e projetado”, ressaltou Matheus Lauand.
A obra está na segunda etapa, com a realização dos trabalhos de ampliação da unidade, com a construção, em alvenaria, de novos espaços, como novos locais para a guarda do gerador e para alocar o ar comprimido e as tubulações de oxigênio. Também serão construídos dois dormitórios, aumentando para cinco no total; além de novo espaço para a direção da unidade e de novas salas amarela e vermelha, maiores do que as atuais, visando atender os pacientes com mais conforto. A construção de um espaço para atendimento aos pacientes com SAA (Síndrome de Abstinência Alcoólica) e de quatro abrigos de ambulância também estão no planejamento.
Na terceira etapa, além da troca de todo o mobiliário, será realizada a revitalização da área externa, incluindo a instalação de novos postes e braços de luz, remodelação do estacionamento e pintura e adesivação da fachada da unidade.