Prefeitura do Rio monta ação especial de apoio à 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2023
A Prefeitura do Rio apoia a 28ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2023, na Avenida Atlântica, neste domingo (19/11). A concentração será na Av. Atlântica, na pista da orla, na altura da Rua Sá Ferreira (posto 5), a partir das 11h. O desfile está programado para iniciar às 15h e irá percorrer a Av. Atlântica até a Rua Rodolfo Dantas. As atividades da Prefeitura começam a partir das 9h. Equipes das secretarias e órgãos municipais estarão em uma tenda montada na altura da Rua Souza Lima. Lá, o cidadão encontrará informações sobre legislação de direitos da comunidade LGBTI+ e sobre os serviços prestados pela Prefeitura. Também serão realizados atendimentos como o recebimento de denúncias com técnicos da área jurídica, inscrição para programas desenvolvidos pela Coordenadoria de Diversidade Sexual e distribuição de materiais de informação. A Prefeitura vai realizar também, através da Riotur, uma pesquisa quantitativa e qualitativa direcionada ao público participante.
– A Parada do Orgulho é um momento histórico do movimento LGBTQ+ para marcar a luta pelos direitos civis e nós, como Prefeitura do Rio, aproveitamos a ocasião para levar os serviços da Prefeitura para a população que estará no evento. Estaremos lá desde as nove horas da manhã prestando esclarecimentos e dando informações aos cariocas. – afirma Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual, órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio.
Coordenadoria de Diversidade Sexual e Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Coordenadoria de Diversidade Sexual realizarão várias ações em parceria: serão disponibilizados estandes de promoção da saúde e a Van Bora – serviço móvel de saúde da prefeitura do Rio, oferecendo informações sobre cuidados sexuais e reprodutivos, de combate à sífilis; onde ser atendido, controle do tabagismo e derivados fumígenos (dispositivos eletrônicos); distribuição de preservativos internos e externos; orientações sobre o uso do PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e PEP (profilaxia pós-exposição); dicas de cuidados com a alimentação e com as ondas de calor; testagem de hepatite e sífilis; e vacinação com os imunizantes contra covid-19, influenza, hepatite e também a antitetânica.
Além disso, a equipe do Garupa, projeto que promove acolhimento à população trans, e o Rap da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde da SMS – estarão presentes no evento, contribuindo com orientações, distribuindo preservativos internos e externos e esclarecendo as dúvidas da população.
Riotur
Entre o período das 10h às 16h, 28 pesquisadores espalhados por diversos pontos da orla de Copacabana vão coletar as informações por meio de um questionário com 45 perguntas. A análise vai permitir identificar o fluxo turístico de captação com o evento, a origem dos visitantes e, sobretudo, a avaliação deles sobre a cidade. Além de contribuir para um mapeamento das principais demandas LGBTI+. O relatório final da pesquisa será entregue no dia 25 de novembro.
Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio (SMTE)
Quem participar do evento poderá conhecer o Trabalha Rio, programa de empregabilidade e qualificação profissional da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio (SMTE). A partir das 10h, equipe da Secretaria estará na concentração do ato, na Avenida Atlântica, Posto 5, inscrevendo a população LGBTI+ e os simpatizantes em processos seletivos para vagas em empresas e nos cursos de qualificação profissional do Rio +Cursos, incluindo aqueles voltados à capacitação para o empreendedorismo.
A SMTE mantém, desde o fim de junho, um posto avançado do Trabalha Rio na sede do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, no centro da cidade onde são oferecidas inscrições para processos seletivos e cursos de qualificação, com atendimento especialmente direcionado para a comunidade LGBTI+. Além desses serviços, também são oferecidas emissão de documentos e orientação profissional aos trabalhadores que procuram o Trabalha Rio.
CET-Rio: Esquema especial de tráfego para a 28ª parada do orgulho LGBTI Rio
As interdições de trânsito serão feitas por etapas. A primeira será iniciada às 23h30 de sábado (18/11) com a interdição da Av. Atlântica, pista junto à orla, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Miguel Lemos, para o posicionamento dos trios elétricos. Às 7h da manhã de domingo (19/11), será implantada a Área de Lazer da Av. Atlântica, pista junto à orla, como ocorre aos domingos e feriados. A partir das 10h, está prevista a interdição da Av. Atlântica, pista das edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Av. Princesa Isabel, além de seus acessos, em caso de ocupação da via pelo público. A Área de Lazer da Av. Atlântica, bem como a interdição da pista junto às edificações, serão mantidas até o término do evento, a desocupação da via pelo público e a limpeza das pistas, com a liberação ao tráfego de veículos prevista até às 23h.
A inversão de mão da Av. Atlântica, pista das edificações, funcionará em seu horário habitual, das 7h às 18h.
A operação de trânsito contará com 80 agentes, entre Guardas Municipais, operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios. As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. Painéis de mensagens variáveis informarão sobre a interdição da Av. Atlântica e as condições de tráfego nas vias do entorno.
PROIBIÇÕES DE ESTACIONAMENTO
A partir das 18h de sexta-feira (17/11) às 23h do dia 19/11:
-Av. Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Princesa Isabel;
-Rua Figueiredo de Magalhães, lado direito, entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;
-Rua Rodolfo Dantas;
-Rua Bolívar, entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana.
RECOMENDAÇÕES
-Utilizar transporte público para chegada e saída do evento;
-Devido às interdições para o evento, é recomendado que os motoristas busquem rotas alternativas para seus deslocamentos e, se possível, evitem passar pela região, pois o trânsito deverá estar impactado.
Comlurb
A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza. Os trabalhos de preparação começam às 7h. Serão 204 garis, sendo 116 da rotina do bairro mais 88 especialmente escalados para atuar diretamente no evento no calçadão, ciclovia, canteiro central e pista do desfile. O trabalho consiste na limpeza e manutenção da pista da Avenida Atlântica e ruas transversais, incluindo os acessos às estações de metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, com serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e dos 150 contêineres colocados especialmente para o evento, desde a concentração, no Posto 5, até a Avenida Princesa Isabel.
Os garis vão trabalhar com o apoio de oito carros pipas d`água para lavagem das vias com água de reuso, dois caminhões satélites, dois caminhões compactadores e dois caminhões basculantes, duas varredeiras de grande porte, quatro motobombas, seis tratores de praia, dois tratores de praia com implemento traseiro para revolver e higienizar a areia. Os veículos e equipamentos serão utilizados em todo o trajeto da parada, inclusive nas ruas adjacentes, e depois voltam a ser utilizados na limpeza de todas as praias da orla da Zona Sul, onde mais 184 garis mantêm a limpeza. Os 88 garis destacados para a Parada atuarão na pista, na ciclovia, no calçadão e nas areias, antes, durante e após o evento. Serão colocados 250 contêineres em toda a orla, 300 na areia e 50 de 1.200l para o descarte correto dos resíduos.