Prefeitura de Volta Redonda promove aula inaugural da capacitação de Cuidador Familiar de Idosos
Objetivo é preparar cuidadores para tratamento humanizado, promovendo autonomia, saúde e bem-estar, além de prevenir acidentes e situações de vulnerabilidade
As 60 pessoas selecionadas para a capacitação gratuita de Cuidador Familiar para a Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda participaram de aula inaugural na tarde dessa terça-feira, dia 16. Os alunos conheceram o cronograma do curso, que prevê dois encontros semanais com profissionais de diversas áreas – educador físico, médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico – até o dia 11 de dezembro de 2025.
O acolhimento ficou por conta da diretora do Departamento de Educação Permanente da SMS, Marcilea Dias Sá, além de Eliane Resende Alvarenga e Roberta Kelli, que formam a equipe do setor responsável pela capacitação.
“Há mais de 25 anos, a SMS promove essa capacitação de Cuidador Familiar para a Pessoa Idosa, cada vez mais importante devido ao envelhecimento da população no Brasil e no mundo. O objetivo é formar cuidadores qualificados, capazes de oferecer tratamento humanizado, cuidado digno e de qualidade, promovendo autonomia, saúde e bem-estar, além de prevenir acidentes e situações de vulnerabilidade”, disse Marcilea.
Ela explicou que o curso da secretaria é voltado para pessoas que têm idosos na família, necessitando de cuidados, mas reconhece que a qualidade da capacitação também atrai um público que pretende atuar na área, prestando serviço domiciliar ou em instituições que atendem idosos. “Uma das etapas para seleção das vagas é a de entrevista individual, onde serão avaliados o interesse, a motivação e o perfil do candidato”, ressaltou Marcilea, explicando que os alunos têm entre 18 e 59 anos, pois o Estatuto do Idoso não permite idosos cuidando de pessoas do mesmo grupo etário.
Antônio Novaes, de 34 anos, é morador do Retiro e está no curso de Cuidador de Idosos. “Tenho muitos idosos na família que já ajudo no dia a dia, e acredito que a capacitação vai otimizar o trabalho e melhorar o cuidado. Mas também não descarto em aproveitar a oportunidade para me qualificar para o mercado de trabalho. Com o envelhecimento da população, essa é uma área de muitas oportunidades”.
Já Isabel Pontes de Moura, de 47 anos, moradora do Siderlândia, está focada nos idosos da família. “Senti a necessidade de aprender mais sobre o cuidado com a pessoa idosa após a doença do meu pai. Cuidei dele entre novembro do ano passado e julho deste ano, e vi que precisava de mais conhecimento. Agora, faço o curso pensando na minha mãe, minha sogra e outros familiares que podem precisar de cuidados”, contou.
Encontros duas vezes por semana
Os alunos terão dois encontros semanais no campus Aterrado do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), sempre às terças e quintas, das 13h30 às 16h30, até dia 11 de dezembro. Nesta quinta-feira, o encontro será com a secretária de Assistência Social, Rosane Marques, que é educadora física e gerontóloga. Ela vai falar sobre “O processo do envelhecimento”, com temas como conceitos de envelhecimento: biológico, psicológico e social; teorias do envelhecimento; mitos e verdades sobre a velhice; e aspectos demográficos do envelhecimento.
No dia 25, Rosane Marques também estará com os alunos para falar na primeira etapa do segundo módulo: “Anatomia, Fisiologia e Patologias na Terceira Idade”. Entre os temas estão a revisão dos sistemas do corpo humano com foco nas alterações na velhice; alterações fisiológicas no envelhecimento: sistema cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, nervoso, musculoesquelético e tegumentar; e geriatria e gerontologia: conceitos e campos de atuação.
No curso ainda serão abordados temas como as “Principais patologias na terceira idade: hipertensão, diabetes”; “Sexualidade na terceira idade: desmistificação”; “Higiene Pessoal: banho no leito, banho de aspersão, higiene oral, cuidado com a pele, troca de fraldas, curativos simples e prevenção de lesões por pressão”; “Alimentação e hidratação”; “Mobilidade e posicionamento: prevenção de quedas, técnicas de transferência, uso de equipamentos de auxilio e exercícios de alongamento e fortalecimento”; “Administração de medicamentos: auxílio e supervisão”; “Sinais vitais”; “Primeiros Socorros”; Demências: características, comunicação eficaz com pessoas com demência”; “Estimulação cognitiva e social: atividades para memória, raciocínio, atenção e interação social”; “Atividades de lazer e recreação para idosos”; além de “Ética, Legislação e Profissionalização do Cuidador”.