Prefeitura de São Gonçalo realiza ação de fiscalização ambiental no Jardim Catarina
Empresa sem licença descartava material em local impróprio
A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta quinta-feira (13), uma operação de fiscalização para verificar o funcionamento de uma atividade de aterro de resíduos de construção civil que já havia sido embargada anteriormente pela pasta.
Durante a ação, a equipe da Semmatran constatou que o despejo de resíduos seguia ocorrendo no mesmo local — um terreno situado no bairro Jardim Catarina, nas proximidades do Rio Alcântara. Com base em imagens e coordenadas geográficas obtidas durante a fiscalização, foi possível identificar um aumento
expressivo da área utilizada para descarte, que atualmente ocupa cerca de 73.262m², com um volume estimado em 109.893 m³ de material depositado. O descarte irregular causa impactos ambientais e pode aumentar o risco de alagamentos na região.
No início deste ano, a atividade teve sua licença cassada por ultrapassar os limites da área autorizada para recebimento de resíduos. Na ocasião, foi multada e entrou com recurso judicial, mas não conseguiu recuperar a licença.
A operação desta quinta-feira foi motivada por novas denúncias de que o local seguia recebendo resíduos. Os fiscais confirmaram a irregularidade e o responsável será novamente notificado e multado.
“O descarte irregular de resíduos causa sérios impactos ao meio ambiente e à comunidade do entorno. O terreno fica próximo ao Rio Alcântara e o acúmulo de material aumenta o risco de enchentes. Além disso, é um desrespeito com os
agentes públicos que já autuaram e embargaram a área, com os moradores do Jardim Catarina e com as empresas que atuam de forma regular”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.
A ação contou com o apoio de policiais militares do 7º Batalhão de Polícia Militar. As operações de fiscalização continuarão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de coibir crimes ambientais e garantir o
cumprimento da legislação.

