Prefeitura de Resende promove atividades intersetoriais em escolas da zona rural

Atividades foram válidas pelo Programa Saúde na Escola, uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde 

Alunos da rede pública de Educação de Resende continuam ganhando atenção com atividades intersetoriais, por meio da programação do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa é uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde e Educação, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes, promovendo ações de prevenção e atenção à saúde. A sequência de atividades deste mês encerra nesta quinta-feira. 

As temáticas trabalhadas deste mês incluiram orientações sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção da alimentação saudável e cuidados com a saúde bucal.  

Na semana passada, o PSE já esteve na Escola Municipal Luiz Pistarini e em mais duas unidades, com uma série de atividades para os turnos da manhã e da tarde, incluindo reuniões com os responsáveis, ações de promoção da higiene corporal, importância da vacinação, prevenção à violência e ao mosquito transmissor da Dengue. 

— O PSE contempla não só as escolas da zona urbana, mas também da zona rural e, neste mês, tem uma programação especial, que contempla seis unidades. A equipe trata de assuntos com mais profundidade que o normal e traz temas que não entram na rotina das crianças, mas que são fundamentais para o desenvolvimento como cidadãos, como o combate à Dengue e à violência. Além, é claro, de contar com a parceria com os responsáveis — destacou a coordenadora do PSE, Daniela Theodoro. 

Confira o cronograma: 

Dia 6 de maio: Escola Luiz Pistarini (Bulhões) 

Manhã – 09h30: Reunião de pais: Promoção de higiene corporal, importância da vacinação/vacina e a importância dos pais darem continuidade aos tratamentos iniciado (ex: Neurologia) (creche ao 3º ano); Atividade com alunos: Promoção de higiene corporal (Creche I, Pré I e Pré II ) – 9 crianças 3 a 5 anos) vacinação; Promoção em alimentação saudável (16 crianças)1º ano, 2º ano e 3º ano (7 e 8 anos) vacinação 

Tarde – 14h: Atividades: Prevenção de violência, combate ao mosquito do Aedes aegypti e animais peçonhentos. (11 crianças) 4º e 5º ano (9 a 11 anos) 

Dia 7 de maio: Escola Municipal Francisco Tavares (Sertãozinho) 

Manhã – 09h30Reunião de pais: Prevenção ao bullying, promoção de higiene corporal e a importância da vacinação/VacinaAtividade com alunos: Prevenção ao bullying , promoção em higiene corporal, vacinação. 
 
Tarde – 14hAtividade com alunos: Promoção de Alimentação saudável e prevenção a animais peçonhentos. Público alvo: Creche ao 5º ano (3 a 11 anos) 
 
Dia 8 de maio: Escola Adelaide Lopes Salgado (Capelinha) 

Manhã – 10hAtividade: Prevenção a violência / Fortalecimento de vínculo ( 4º e 5º ano) 19 alunos ( Andrea PETI)Promoção em higiene corporal (3º e 1º ano) 16 alunos (Andrea – PSF Capelinha)Prevenção de acidentes – Maio Amarelo (2º ano) 15 alunos. 

 

Dia 13 de maio: Escola Rio Preto  

 Manhã – 09h30Atividades: Reunião de pais Para Educação infantil (Pré I e Pré II) ” Higiene pessoal em geral, prevenção de doenças e importância de vacinação”Atividades para os alunos: Promoção em higiene corporal ( pré ao 2º ano)Promoção em alimentação saudável (Pré ao 5º ano); Prevenção ao bullying (4º e 5º ano)Prevenção ao Aedes aegypti (1º ao 3º ano). 

 

Dia 14 de maio: Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande) 

Manhã – 09h30: Promoção em higiene corporal ( 1º e 2º ano)Promoção em alimentação saudável (6º e 7º ano) Prevenção ao bullying (3º, 4º e 5º ano)Prevenção ao IST/Aids (8º e 9º ano). 
 
 
15 de maio: Escola João Rodrigues (Fumaça) 

 Manhã 09h30Atividade: Reunião de pais ( higiene pessoal em geral, prevenção de doenças e a importância de vacinação)Atividades para alunosPromoção em higiene corporalPromoção em alimentação saudávelPrevenção a violência  Alunos: 06 a 11 anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *