Prefeitura de Resende divulga calendário de pagamento do IPTU 2026
A Prefeitura de Resende divulgou o calendário oficial de pagamento do IPTU 2026, que poderá ser quitado em cota única ou de forma parcelada em até dez parcelas mensais, conforme estabelecido em decreto municipal. A opção pela cota única oferece desconto de 15%, desde que o pagamento seja efetuado até o dia 12 de fevereiro de 2026, data também de vencimento da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento.
Para os contribuintes que escolherem o pagamento parcelado, será concedido desconto de 5% sobre o valor de cada parcela, desde que o pagamento seja realizado até a data de vencimento. As parcelas terão os seguintes vencimentos: 12 de fevereiro, 16 de março, 13 de abril, 13 de maio, 12 de junho, 13 de julho, 11 de agosto, 10 de setembro, 13 de outubro e 9 de novembro de 2026. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 10, e a quantidade de parcelas será definida de acordo com o valor total do imposto lançado, respeitado o limite máximo de dez parcelas.
O decreto estabelece ainda que, caso não haja expediente bancário em qualquer uma das datas previstas, o vencimento será automaticamente prorrogado para o primeiro dia útil seguinte. O pagamento parcelado deverá ser realizado até a data de vencimento, estando sujeito à incidência de acréscimos legais em caso de atraso. Cada parcela é considerada independente, não presumindo a quitação das demais.
O IPTU pode ser acessado no site da Prefeitura pelo resende.rj.gov.br. O envio do carnê pelos Correios não desobriga o contribuinte de procurar a repartição fiscal competente caso não o receba até a data de vencimento.
Os valores utilizados como base de cálculo do IPTU 2026 foram atualizados com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), considerando o período de outubro de 2024 a setembro de 2025, que registrou variação de 5,10%.
O secretário municipal de Fazenda, Pedro do Valle, destacou a importância do planejamento por parte dos contribuintes.
– O calendário do IPTU foi organizado para oferecer alternativas que facilitem o pagamento, com descontos tanto na cota única quanto nas parcelas em dia. Nosso objetivo é garantir transparência, previsibilidade e condições justas para que o contribuinte possa se programar e manter seus tributos em dia. O pagamento do IPTU é importante para os cofres públicos, já que auxilia no custeio de serviços essenciais e infraestrutura urbana – afirmou o secretário.
