Prefeitura de Paracambi firma parceria com a UFRJ para fortalecer ensino da cultura afro-brasileira nas escolas

A Prefeitura de Paracambi e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebraram, nesta sexta-feira (22), a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o objetivo de garantir o cumprimento da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do país. A cerimônia de assinatura ocorreu na Fábrica do Conhecimento, principal polo de educação da cidade, que sedia diversas instituições de ensino. 

Estiveram presentes no evento o prefeito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano; o reitor da UFRJ, Roberto Medronho; o secretário especial de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, André Ceciliano; o prefeito de Mendes, Jorge Henrique; o diretor-geral do IFRJ – Campus Paracambi, David Braga, vereadores, secretários municipais e professoras da UFRJ. 

O acordo prevê que a universidade, por meio da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA), ofereça formação aos docentes da rede pública de Paracambi, a fim de capacitá-los para ministrar aulas sobre aspectos da cultura africana no Brasil e estimular uma mentalidade antirracista nos alunos. 

A UFRJ pretende estabelecer uma relação de troca, diálogo e aprendizado mútuo com os professores. Para o reitor Roberto Medronho, essa é mais uma oportunidade de mudar o país. “Não viemos aqui para ensinar, mas para aprender e trocar saberes. Nós, da UFRJ, temos o dever de estar aqui em Paracambi e em outros espaços ocupados pelo povo para reconstruir o Brasil”, afirmou. 

O prefeito Andrezinho Ceciliano celebrou a parceria com a UFRJ e reforçou a importância do ensino. “Tudo o que queremos transformar começa pela educação. Me sinto honrado de estar neste prédio, que simboliza tanto para a cidade, assinando este termo que irá fortalecer o combate ao racismo e promover mais inclusão na educação de Paracambi”, concluiu. 

Com o acordo, Paracambi dá um passo importante para garantir uma educação mais inclusiva e plural, reconhecendo a riqueza da história e da cultura afro-brasileira. A parceria com a UFRJ reforça o compromisso da gestão municipal em promover políticas públicas que combatam o racismo e incentivem o respeito à diversidade, preparando as novas gerações para um futuro mais justo e igualitário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *