25 de janeiro de 2026
Baixada FluminenseDESTAQUEMunicípiosNotíciasNova Iguaçu

Prefeitura de Nova Iguaçu promove ação ambiental no Rio São Pedro e mobiliza moradores

 

A Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu, na manhã deste sábado (24), um mutirão de limpeza nas margens do Rio São Pedro, no bairro de Jaceruba. A ação foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o INEA, ICMBio, Ibama e a Associação de Moradores da região. O objetivo foi de limpar toda a extensão do rio até a Cachoeira de Jaceruba.

 

Importante para o abastecimento da população e também como ponto turístico local, o Rio São Pedro tem sofrido com o acúmulo de lixo e resíduos em suas margens. Diante desse cenário, o mutirão também teve como foco a organização da área, com ações de sinalização e controle de acesso. Ao longo da trilha, foram instaladas placas informativas e proibitivas, orientando os visitantes e contribuindo para a preservação ambiental do local.

 

“O Rio São Pedro tem um papel fundamental para a população, tanto no abastecimento quanto no lazer. A limpeza das margens e a organização do espaço ajudam a proteger o meio ambiente e garantem mais segurança e qualidade para quem frequenta a região”, destacou o subsecretário de Meio Ambiente, Edgar Martins.

 

Durante o percurso, equipes da SEMAM orientaram voluntários e moradores sobre práticas de preservação do rio e da Cachoeira de Jaceruba. A ação de educação ambiental integra a programação do Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado na próxima segunda-feira (26), e reforça a importância da sensibilização para a conservação dos recursos naturais.

 

Morador de Jaceruba e presidente da associação de moradores do bairro, José Rodrigues Neto, de 41 anos, destacou a mobilização coletiva e a importância da iniciativa para a comunidade. “É muito gratificante ver tanta gente unida, órgãos públicos, moradores e voluntários, trabalhando juntos para melhorar o lugar onde a gente vive. Isso mostra que, quando todo mundo participa, a cidade só tem a ganhar”, afirmou.–

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *