Prefeitura de Nilópolis realiza blitz educativa na divisa com a cidade de Mesquita
Secretaria Municipal de Transportes de Nilópolis, em parceria com diversos órgãos, realizará uma blitz educativa na divisa com a cidade de Mesquita no dia 8 de outubro, a partir das 10h. A iniciativa faz parte das ações do Dia Nacional do Trânsito, comemorado em 25 de setembro, que neste ano tem como tema: “O trânsito só muda quando a gente muda”.
Entre os parceiros da ação estão o Detran, o Motoclube Insanos, a Polícia Militar, a Coordenadoria de Ordem Pública, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os CRAS e a Superintendência do Idoso. Inicialmente, a atividade seria realizada no próprio dia 25, mas foi adiada por causa da previsão de chuvas intensas.
O coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito da SEMTRAN, Nilton Marques, destacou que os servidores vão orientar motoristas e pedestres sobre normas de circulação e comportamento no tráfego.“Daqui a alguns meses, a proposta é realizar uma blitz de fiscalização, em parceria com a PM, para verificar o cumprimento das normas que estamos repassando periodicamente à população”, explicou.
As ações educativas também vêm sendo realizadas nas escolas. Inicialmente, os agentes atuaram em unidades particulares e, agora, ampliaram as visitas à rede municipal de ensino. O público-alvo são alunos do 6º ao 9º ano, que recebem palestras baseadas no conteúdo da cartilha da Secretaria Nacional de Trânsito.
Segundo o secretário de Transportes, Ricardo Gallego, a ideia é que os adolescentes se tornem multiplicadores das informações recebidas. “Queremos que eles enxerguem a circulação de pedestres, motoristas e motociclistas de forma responsável. Entre os temas abordados, destacamos o uso de equipamentos de segurança, como o capacete e o cinto de segurança”, afirmou.
Durante a blitz, motociclistas também receberão orientações específicas, como a obrigatoriedade do uso do abafador no cano de descarga. Sem o dispositivo, as motos produzem ruídos excessivos que prejudicam especialmente idosos, pessoas com deficiência, autistas e até os animais.