Prefeitura de Meriti realiza encontro sobre Janeiro Branco, no mês dedicado à saúde mental
No CAPS, de Agostinho Porto, usuários foram orientados sobre como manter o bem-estar durante todo o ano
Foi realizada na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Vonica, em Agostinho Porto, uma ação social em conscientização ao Janeiro Branco. O encontro promovido pela Prefeitura de São João de Meriti, através da secretaria municipal de Saúde, contou com a presença de beneficiários assistidos pelo local e foi focado em orientar os participantes sobre os cuidados com a saúde mental.
Trabalhando com o tema “O que cuida da minha mente?” e discutido em forma de roda de escuta, a diretora do CAPS, Maria Lúcia Feitosa, reiterou que os debates sobre a saúde mental e emocional agregam positivamente às pessoas, que as fazem ter mais tranquilidade e estarem menos ansiosas.
“Hoje estamos abordando a importância do autocuidado, do controle e equilíbrio psicossocial. E mesmo sendo em janeiro, tentamos potencializar o ano inteiro. Todo mês tem uma cor para se tratar de um tema e entende-se que a saúde mental da população pode impactar diretamente em todos os outros campos na vida dessas pessoas”, explicou a senhora Maria Lúcia.
Acompanhando o sobrinho Alex Mendes de Souza, de 36 anos, que há aproximadamente seis participa das atividades do Centro, a autônoma Solange Mendes Sales, 53, elogiou a atuação intensiva dos profissionais. “O trabalho do CAPS é contínuo e tem ajudado muito. Toda vez que preciso de alguma coisa, sou atendida, não volto sem acolhimento. O CAPS tem sido muito importante na vida do Alex”, reconheceu.

