20 de janeiro de 2026
Baixada FluminenseDESTAQUEMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Prefeitura de Meriti inicia Ruído Zero, campanha de conscientização para dar fim aos ruídos de motos nas ruas da cidade

Ação, prevista em lei, dispõe sobre a proibição do uso e da comercialização de escapamentos adulterados e estabelece procedimentos de fiscalização e sanções administrativas

A Prefeitura de São João de Meriti, através da secretaria municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, iniciou na manhã de hoje, dia 19/01, a campanha Ruído Zero, cuja conscientização é para evitar o uso de escapamentos adulterados em motos que circulam pela cidade, coibindo o ronco mais alto e intenso desses veículos. A ação – prevista na Lei 2.659/2025 – teve como ponto de partida o sinal da Rua Manoel Francisco da Rosa na esquina com a Rua da Matriz, no Centro.

Presente no local e também ajudando na panfletagem, o secretário municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana Luiz Carlos Ferraz expôs que a campanha é para mostrar o mal que o ruído faz, atingindo a saúde, o bem estar e provocando um estresse urbano. O secretário também ressaltou quem será penalizado, além dos motoqueiros, em caso de descumprimento da norma.

“A ação acontecerá em todos os distritos de São João durante essa semana e a partir dela começará a repressão. A ação não destina-se somente aos motociclistas, mas também aos lojistas que vendem escapamento adulterados e às empresas, comércios que têm delivery que ao contratar motociclistas cujas motos produzem esse ruído também serão punidos. Quem viola essa regra, está descumprindo o artigo 230, inciso 11 do Código de Trânsito Brasileiro. É infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira. Buscamos envolver a população meritiense e envolver o cidadão para que todos possamos ter uma Meriti melhor”, enfatizou o secretário que lembrou que os moradores podem utilizar o telefone da  ouvidoria (2018-1797) para informar os pontos mais críticos

 Os moradores Nilton Ferreira Couto, 82 anos, e Henrique Miranda, 33 anos, enalteceram a importância da proposta. “Não poderia ter coisa melhor. Todo mundo reclama do barulho a noite toda. Estamos satisfeitos com o trabalho do prefeito”, disse o primeiro, morador de Engenheiro Belford, que espera o momento chegar à sua rua.

Também tendo problemas com o barulho durante o período noturno, Henrique, que reside no Centro, acredita que o incômodo reduzirá. “Nós sofremos bastante com o barulho à noite. Moramos de frente para a rua principal e constantemente ouvimos os barulhos, acaba acordando a gente, nossos filhos. Essa ação é importante”, disse.

Outro lado

E não é só moradores que aprovaram o Ruído Zero, o mototaxista Jonathan Vinícius, 35, também achou interessante o trabalho de conscientização. “Eu já estava conversando com uns conhecidos meus aqui do ponto sobre a campanha. É extraordinário. É questão de saúde. O barulho afeta muito a questão psicológica da criança com grau de autismo. Dificulta ainda mais o tratamento, agrava o trauma que a criança já tem. Os valores humanos têm de voltar mesmo; têm de ser praticado, colocado em pauta no dia a dia. Acho bacana essa ação, eu super apoio”, relatou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *