Prefeitura de Meriti inaugura Maternidade Municipal após oitos anos fechada

Após oito anos fechada, São João de Meriti voltou a contar com uma maternidade pública. Em comemoração ao 78º aniversário de emancipação da cidade, a Prefeitura de Meriti inaugurou na quinta-feira (21-08), a Maternidade Municipal, também conhecida como “Maternidade do Morrinho”, com a presença do governador do Rio, Cláudio Castro, do prefeito Léo Vieira, do deputado federal Luciano Vieira, além de vereadores e secretários municipais.

A maternidade havia sido fechada por condições insalubres e estrutura precária. A reabertura foi viabilizada com o investimento do Governo do Estado, destinados à aquisição de equipamentos e mobiliário.

Segundo o prefeito Léo Vieira, a entrega representa uma conquista histórica. “Estamos resgatando a dignidade da nossa cidade e o direito das nossas gestantes de ganharem o bebê em Meriti. As meritienses voltam a ter um espaço público, seguro e humanizado para dar à luz. Esse é um marco do nosso compromisso com a saúde da população”, destacou Léo Vieira, ao lado da vice-prefeita Dra. Letícia Costa.

O governador Cláudio Castro reforçou a importância da parceria com a cidade. “O Estado não poderia deixar de apoiar São João de Meriti nesse momento tão especial, ainda mais no aniversário da cidade. A maternidade é uma vitória da população e vai garantir atendimento de qualidade para mães e bebês”, afirmou o governador.

O deputado federal Luciano Vieira também prestigiou a inauguração. “Vivemos um momento especial em Meriti, com a chegada de investimentos através de emendas federais. É uma verdadeira união de forças, em todas as esferas, para a cidade avançar”, ressaltou Luciano, que também fez uma videochamada com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, incluindo o deputado na grande festa de entrega.

Estrutura moderna e atendimento humanizado

A unidade foi planejada para garantir acolhimento seguro às gestantes, puérperas e recém-nascidos. São 66 leitos, sendo 40 obstétricos, 6 de observação para gestantes e puérperas e 20 neonatais, com capacidade para realizar cerca de 300 partos por mês, podendo chegar a até 800 atendimentos mensais.

A nova maternidade também conta com salas de pré-parto, parto normal, centro cirúrgico obstétrico, alojamento conjunto e equipamentos de ponta, como berços aquecidos, desfibriladores e monitores de ECG. O espaço também abriga um Banco de Leite Humano, inaugurado na mesma cerimônia, e um posto do Detran-RJ para emissão de carteiras de identidade para recém-nascidos.

Além disso, o novo equipamento realizará consultas de emergência com estrutura de exames diagnósticos, como eletrocardiogramas, cardiotocografia, ultrassonografia e exames laboratoriais.

Perto da família

A inauguração foi recebida com entusiasmo pela população. Grávida de 40 semanas, a moradora Daniele Gaspar celebrou a conquista. “Agora, vou poder ter minha filha na minha cidade, perto da minha família e sem grandes deslocamentos. Isso faz toda a diferença para nós, que antes precisávamos procurar vaga em municípios vizinhos”, compartilhou Daniele.

Atualmente, cerca de 2.400 gestantes estão em acompanhamento pela Atenção Primária à Saúde em São João de Meriti. A reabertura representa a reconstrução de um elo fundamental no cuidado materno-infantil no município.

A Maternidade Municipal está localizada na Rua Virgílio de Azambuja Monteiro, 13 – Centro.

Estiveram presentes também, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, o deputado federal Bebeto, além dos deputados estaduais Filipe Soares e Valdecy da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *