Prefeitura de Maricá promove atualização em manipulação de alimentos para profissionais que atuam em comércios
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma atualização promovida pela Vigilância em Saúde do município, na sede da Secretaria de Turismo, em Itaipuaçu. O evento aconteceu nesta terça-feira (18/11) e foi voltado aos comerciantes da cidade e aos profissionais que vão atuar no Natal Brasilidade, visando garantir que todos sigam as normas sanitárias necessárias.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, comentou sobre a iniciativa e o comprometimento com a segurança dos consumidores.
“A qualificação contínua dos profissionais que manipulam alimentos é uma prioridade para garantir a saúde e o bem-estar da nossa população. Essa iniciativa da Vigilância em Saúde reforça o caráter preventivo das nossas ações e assegura que os estabelecimentos do município estejam preparados para oferecer serviços de qualidade, especialmente com a chegada das festividades de fim de ano”, pontuou.
Com ações educativas sobre as práticas de manipulação de alimentos oferecidas continuamente, a Vigilância em Saúde, através das equipes da Vigilâncoa Sanitária, qualifica os profissionais que trabalham em bares, restaurantes e quiosques, buscando sempre evitar contaminações, proteger a saúde do consumidor e ainda preservar a qualidade e o sabor dos alimentos. Além disso, a manipulação correta dos alimentos garante também a redução de desperdícios e custos, oferecendo sempre a qualidade em seus produtos.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, destacou o impacto da formação em manipulação de alimentos para qualificar práticas seguras entre os comerciantes da cidade.
“A atualização em Manipulação de Alimentos reforça o compromisso do município em promover ações que unem educação, prevenção e cuidado com a saúde da população. Nosso objetivo é garantir que os profissionais que atuam na preparação de alimentos estejam cada vez mais qualificados, contribuindo para a segurança alimentar e para a oferta de serviços de qualidade, especialmente neste período de maior movimento e eventos na cidade”, afirmou.
William Lima, coordenador da Vigilância Sanitária de Maricá, destacou a importância dessas medidas: “Essa capacitação é fundamental para assegurar que todos sigam boas práticas de manipulação de alimentos, reduzindo riscos e fortalecendo a confiança dos moradores e visitantes. A Vigilância segue atuando de forma próxima e orientativa, preparando também os profissionais que integrarão as atividades do Natal Brasilidade, para que todos possam usufruir de uma programação segura e com alimentos de qualidade”, reforçou.
Kelly Falcão, moradora de Santa Paula, também destacou como o evento agrega conhecimento para os comerciantes.
”Para nós, comerciantes, o evento tem uma importância enorme. Quando se fala de qualidade e higiene dos alimentos, temos que estar atentos. Atribuir ao nosso trabalho uma segurança para os consumidores foi muito bom’, concluiu.

