29 de outubro de 2025
CulturaDESTAQUEMaricáNotíciasRegião dos Lagos

Prefeitura de Maricá leva poesia às escolas da Terceira Idade

Projeto valoriza a expressão artística e reforça o vínculo entre memória e aprendizado; iniciativa faz parte da pré-programação do Festival de Poesia Rio de Versos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, promoveu nesta terça-feira (28/10) a atividade “Poesia nas Escolas”, na Escola Municipal do Idoso Milton Felipe Diniz, no Centro. A iniciativa faz parte da pré-programação do Festival de Poesia Rio de Versos, que acontece na cidade entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

Durante a atividade, os poetas Marisa Vieira e Vitor Colonna recitaram diversas obras autorais para dezenas de alunos. O cantor e compositor Ronaldo Valentim também participou, interpretando poesias da escritora Clarice Lispector.

A diretora da Escola do Idoso, Camilla Fernandes, destacou a importância da poesia no ensino para a terceira idade. “Trazer poesia para a escola é fundamental. Os alunos se identificam com o gênero literário e são incentivados a criar suas próprias obras. Ter o festival dentro da escola impacta positivamente, promovendo conhecimento literário e estimulando a expressão dos alunos”, afirmou.

Para a poeta Marisa Vieira, a poesia aproxima as pessoas da felicidade e das realizações. “A poesia nos faz sonhar e concretizar projetos de vida. É emocionante estar na Escola do Idoso e compartilhar minhas obras com os alunos. Eu digo que a poesia aproxima as pessoas da felicidade”, explicou.

A aluna Teresa Rocha também comentou sua experiência. “Eu adoro poesias. Um dia ainda vou escrever uma obra sobre os animais, porque cuido muito deles e gostaria de contar suas histórias”, disse.

Rio de Versos

O Festival Rio de Versos acontece entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro e é realizado pelo Governo Federal e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Maricá. Esta será a primeira edição internacional do evento em solo brasileiro, com Maricá como cidade-sede. A programação é gratuita e distribuída em três palcos na região central do município.

As transmissões ao vivo de painéis e recitais permitirão que o público de todo o país acompanhe o festival, garantindo acesso a todas as atividades sem custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *