27 de agosto de 2025
MaricáMunicípiosNotíciasRegião dos Lagos

Prefeitura de Maricá apoia projeto de capacitação para jovens em comunidades do Minha Casa, Minha Vida

Projeto Geração inicia atividades com aulas inaugurais em Inoã e Itaipuaçu, promovendo formação em turismo para 100 jovens

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do programa Minha Casa, Minha Vida, participou na tarde desta segunda-feira (30/06) da aula inaugural do Projeto Geração, voltado à capacitação profissional e inclusão social de jovens moradores de comunidades periféricas. O evento aconteceu no salão do setor C do Residencial Minha Casa, Minha Vida de Inoã e contou com a presença de educadores, alunos e representantes do poder público.

Com foco na formação para o setor de Turismo, o projeto oferece 100 vagas para jovens entre 16 e 29 anos residentes nos conjuntos habitacionais de Inoã e Itaipuaçu. As atividades serão realizadas ao longo de quatro meses, com direito a bolsa-auxílio e uniformes para os participantes. A formação contempla temas como atendimento ao público, métodos de abordagem, diversidade, identidade cultural e o reconhecimento do patrimônio turístico local.

“Essa é uma das muitas oportunidades que vamos ter nas nossas comunidades. O povo merece ter conhecimento e é isso que a nossa secretaria faz: promove o desenvolvimento com inclusão. Vamos juntos”, afirmou a secretária Brunna Tavares, que ressaltou o compromisso da gestão com a promoção de direitos e o fortalecimento comunitário.

Educadora do projeto e moradora do residencial de Inoã, Daniele Rosenda destacou o caráter coletivo da formação: “Serão quatro meses de experiências trocadas, pois todos vamos aprender um pouco de cada um. Esse é o primeiro de muitos. Vamos juntos”, declarou.

O Projeto Geração é uma realização da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do programa Diversifica – Inclusão e Direitos, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

A população pode acompanhar mais informações e atualizações sobre o projeto pelo site www.portalgeracao.com e pelo perfil no Instagram @projetogeracao.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *