Prefeitura de Macaé entrega Ordem de Serviço para início das obras de infraestrutura no bairro Piracema
A Prefeitura de Macaé entregou nesta segunda-feira (29) a Ordem de Serviço para o início das obras de infraestrutura do bairro Piracema. A solenidade aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Marlene Diniz Caldas, localizada na Avenida Principal, com a presença de autoridades, moradores e representantes da comunidade.
A assinatura da Ordem de Serviço e a apresentação para os moradores da obra marcam o início oficial dos serviços que irão contemplar melhorias para a qualidade de vida da população local, como drenagem, pavimentação, urbanização, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, construção de estação elevatória de esgoto e instalações elétricas específicas.
“Hoje entregamos a ordem de serviço para a empresa que venceu a licitação para começar a obra. Estamos iniciando uma obra esperada há muitos anos, que vai levar qualidade de vida, infraestrutura e valorização para o bairro,” destacou o prefeito Welberth Rezende, que reforçou seu compromisso com o desenvolvimento urbano e social do município. “As obras no bairro Piracema representam investimentos em dignidade, saúde e mobilidade para todos os moradores da região”, ressaltou, citando outros bairros que recebem robustas intervenções de infraestrutura por parte da prefeitura como Nova Esperança, Nova Holanda, Malvinas, Jardim Franco, entre outros.
Welberth citou que 54 ruas receberão a intervenção. “Será uma grande revolução no bairro, todas as ruas vão receber rede de água, esgoto, drenagem, meio-fio, calçada e calçamento sendo asfalto nas principais ruas e intertravado nas demais ruas. A obra vai durar um ano e três meses”, informou.
O prefeito anunciou que o governo estuda incluir a Rua 22 de maio, que não estava prevista. “Após a obra vamos entrar com projeto de regularização fundiária”, também anunciou o prefeito.
O vice-prefeito Fabiano Paschoal frisou que, na atual gestão do prefeito Welberth, os interesses da população têm prioridade. Ele citou o decreto 54/2024, que possibilitou a execução de obras públicas na área de 460 mil metros quadrados na Piracema. “A autorização ocorreu no último dia 10 de setembro de 2025. É por isso que estamos aqui hoje: para levar asfalto, saneamento e dignidade aos moradores”, afirmou.
O presidente da Associação de Moradores, Waldeir de Almeida Santos, pontuou a relevância da obra. “Em breve a qualidade de vida para nossos moradores será melhorada, todo o governo está de parabéns”, disse.
Obra terá sistema completo de drenagem
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, a primeira etapa contempla a execução de um sistema completo de drenagem, incluindo escavações, reaterros, assentamento de tubos e galerias, construção de poços de visita e ralos de drenagem. “O objetivo é prevenir alagamentos e garantir o escoamento adequado das águas pluviais”, comentou.
O secretário de Obras, Felipe Bastos, explicou que as vias do bairro receberão pavimentação intertravada e em concreto betuminoso, com reforço de base e sub-base, além da construção de meios-fios e sarjetas. O projeto considera a total revitalização do sistema viário, melhorando a mobilidade urbana e o tráfego local. “As calçadas e áreas urbanizadas serão construídas com acessibilidade, incluindo piso tátil, base de brita, lona de polietileno, tela de aço e concreto armado. A proposta valoriza o espaço urbano com segurança e conforto para pedestres”, detalhou.
Saneamento e infraestrutura técnica: rede de água, esgoto, estações elevatórias e instalações elétricas
Segundo o memorial descritivo da contratação da empresa especializada em construção civil para execução da infraestrutura do bairro de Piracema, será realizada a instalação de nova tubulação para fornecimento de água potável, com o assentamento de tubos, conexões e demais materiais previstos em projeto, garantindo abastecimento regular e de qualidade.
O sistema de esgoto será totalmente reestruturado, com a construção de redes, poços de visita e ligações prediais, assegurando saneamento básico e saúde pública para os moradores.
Como parte essencial do sistema sanitário, a obra inclui a instalação de estação elevatória de esgoto, com toda a estrutura necessária, desde escavações, concreto e aço, até sistemas de bombeamento e impermeabilização.
A secretaria de Obras informa que a infraestrutura elétrica será adequada para atender às estações elevatórias, com instalação de postes, disjuntores, quadros de comando, bombas submersas e equipamentos modernos de controle e proteção.
Entre os serviços destacados na obra de infraestrutura do bairro Piracema, três parcelas se sobressaem pela relevância técnico-operacional e exigência de especialização por parte da empresa contratada. A ligação domiciliar de esgoto sanitário, responsável pela coleta dos efluentes diretamente nas residências, possui representação significativa na obra, com 1.986 unidades previstas e exigência de capacidade técnica para, no mínimo, 497 ligações (25%), correspondendo a 4,46% do valor da planilha orçamentária.
Já a pavimentação intertravada de concreto, fundamental para a estabilidade e acabamento das vias, cobre uma área total de 28.279,19 m², exigindo da contratada experiência comprovada em pelo menos 14.139,59 m² (50%), e representa 6,41% do investimento.
Por fim, a execução da galeria coberta em concreto, essencial para a eficiência do sistema de drenagem do bairro, terá extensão de 1.164 metros, com capacidade técnica exigida de 582 metros (50%), sendo o item de maior peso técnico-financeiro, com 10,32% do valor total da planilha.
Também participaram do evento vereadores incluindo o presidente da Câmara, Alan Mansur; ex-prefeito Riverton Mussi; o ex-deputado Glauco Lopes e a comunidade em geral.