Prefeitura de Itatiaia e Instituto PROA firmam parceria para capacitação profissional de jovens
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, firmou uma parceria com o Instituto PROA, para a capacitação profissional de jovens para o mercado de trabalho. A iniciativa, que tem a participação da Procter & Gamble (P&G), vai disponibilizar vagas para cursos que vão preparar estudantes, entre 17 a 22 anos, da rede pública que estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio para o mercado de trabalho.
De acordo com a Secretária de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Monique Ferreira, o Instituto PROA implementou um espaço, com computadores e acesso à internet, para que as atividades possam ser desenvolvidas. Localizado na Rua Vitoriana Sócrates, s/n, Vila Martins (ao lado da Secretaria de Habitação), segundo a responsável pela pasta, a instituição vai contribuir para a qualificação de jovens de Itatiaia, que terão oportunidade de conquistar o primeiro emprego.
– Estamos definindo os últimos detalhes para o início deste projeto. Além de habilidades interpessoais, os cursos, que terão duração de três meses, terão aulas online e suporte presencial, caso o participante necessite tirar dúvidas com um monitor. São totalmente gratuitos e vão oferecer especialização opcional em Administração, Excel e Power BI, Varejo, Logística, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira ou Atendimento a Clientes. Nosso objetivo é fomentar o mercado de trabalho para os jovens de Itatiaia, promovendo a inclusão produtiva – informa.
Os interessados já podem fazer a inscrição no site do PROA. Basta acessar o link https://www.proa.org.br/ e escolher o curso desejado. Será necessário responder a um teste básico de língua portuguesa e raciocínio lógico, além da análise de documentos, e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.
– O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em quatro módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores. Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego, para auxiliar na inserção dos jovens formados no mercado de trabalho – explica Monique.