Prefeitura de Carapebus realiza segunda edição do Café Empresarial em parceria com o SEBRAE RJ
A Prefeitura de Carapebus – por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Assistência Jurídica ao Cidadão Carente – continua avançando e incentivando os empreendedores e empresários de Carapebus. Nesta terça-feira (30) foi realizada mais uma edição do Café Empresarial, na praça Frei Balthasar, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro, instituições de fomento ao crédito e ao empreendedorismo.
O Sebrae RJ proporcionou uma capacitação com objetivo de promover uma aproximação entre as instituições financeiras e empreendedores. A analista de serviços financeiros do Sebrae/RJ, Maria Claudia Vianna, auxiliou na facilitação de acesso ao crédito pelo órgão, além de traduzir essas informações de forma simples. Ao final, proporcionou o encontro direto entre o empresário e o representante do banco para um momento de consultoria.
Maria Claudia ainda explicou que “cada região tem sua vocação e suas necessidades de crédito, por isso, o Sebrae RJ atua mapeando cada particularidade de suas regiões para conseguir formar uma rede de empresários interessados em crescer o seu negócio de forma eficiente e correta através de suas capacitações, minicursos e oficinas”.
A palestra de capacitação sobre as linhas de crédito, obtenção do recurso e como ter sua solicitação aprovada contou com a explicação do conceito dos “5C’s” do crédito que consiste em caráter, capacidade, capital, colateral e condições onde é montado o perfil pagador que está por trás dos solicitadores.
Em consulta realizada pela Agência Estadual de Fomento ao Crédito (AgeRio), Laryssa Galvão e Luiz Gustavo Araújo explicam que o papel primordial da agência é estimular a criação e atendimento através das linhas de créditos e financiamentos para o crescimento de micro e pequenas empresas e seus empreendedores.
Além disso, a palestra também exemplificou os cinco passos para conseguir crédito para seu negócio, por exemplo: ter uma boa gestão financeira; identificar a necessidade do empréstimo; analisar os fatores de restrição; buscar informações antes de escolher a instituição financeira e reunir documentação solicitada pelos bancos.
O secretário de Trabalho, Renda e Assistência Jurídica ao Cidadão Carente, Maykeid Fernandes, agradeceu a oportunidade ao prefeito Bernard Tavares e principalmente ao Sebrae RJ pela parceria. “Nosso objetivo é distribuir conhecimento aos empreendedores carapebuenses e o conhecimento é algo que liberta! Dentro de uma empresa, o crédito é muito importante e saber como conquistá-lo é algo essencial para o crescimento da empresa”, ressaltou sobre a importância da realização da capacitação.
O evento contou com a participação e presença do vice-prefeito, Marcelo Borginho; do secretário de Trabalho, Maykeid Fernandes; da secretária de Cultura, Juliana Luna; do coordenador do Programa de Cestas Básicas, Rivin França; e representantes do Poder Legislativo: Maicon Véio, Paulinho Cueca, Patrick Carvalho, Tânia Cabral e Raimundo Luna.
O Sebrae RJ conta com canais de atendimento e auxílio ao crédito através do Fundo do Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e tem o objetivo de complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras em até 80% de uma operação de crédito contratada. Saiba mais nos links abaixo.