Prefeitura de Campos inaugura quadra revitalizada com acesso a escola em Santa Maria
O espaço vai atender tanto às escolas localizadas ao lado da estrutura quanto à população em geral, com horários compartilhados entre aulas, atividades esportivas e uso comunitário
A comunidade de Santa Maria recebeu, nesta semana, a quadra esportiva totalmente revitalizada pela Prefeitura de Campos. O espaço, que passa a integrar o patrimônio da Secretaria Municipal de Educação, vai atender tanto às escolas localizadas ao lado da estrutura quanto à população em geral, com horários compartilhados entre aulas, atividades esportivas e uso comunitário.
A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho; do secretário de Obras, Urbanismo e Mobilidade, Fábio Ribeiro; da secretária de Educação, Tânia Alberto, vereadores e moradores da região. A obra inclui cobertura, iluminação, piso renovado, alambrado, arquibancada e acessibilidade, garantindo conforto e segurança para o uso das crianças, jovens e da comunidade.
O prefeito Wladimir Garotinho explicou o esforço da gestão para recuperar obras paradas e resolver pendências deixadas por administrações anteriores. Ele ressaltou que a quadra de Santa Maria só pôde ser entregue após articulações com o Governo Federal para evitar a devolução de recursos.
“Esta obra vem de uma emenda do deputado Christino Áureo, conseguida pelo então vereador Álvaro César, ainda na gestão passada. Quando assumimos, a obra estava parada e prestes a perder o recurso. Fui a Brasília, resolvi a questão e conseguimos retomar a construção. Hoje, entregamos a quadra pronta, com qualidade, para servir às escolas e à comunidade. Não adianta só ter o recurso, é preciso ter equipe, gestão e compromisso para fazer acontecer”.
O prefeito também destacou que a quadra passa a ser oficialmente integrada à Secretaria Municipal de Educação, ampliando o uso pedagógico do espaço. “A educação ganha um equipamento que vai ajudar no desenvolvimento das nossas crianças. Quando a criança tem um ambiente adequado, com lazer, com esporte, ela aprende mais, participa mais e a evasão escolar diminui”.
Durante o pronunciamento, Wladimir anunciou ainda que a escola ao lado receberá ampliação modular, com novas salas, a partir do próximo ano. “Como aqui existe espaço, já autorizei a ampliação modular para aumentar o número de vagas. A obra começa no ano que vem. Queremos que todas as crianças de Santa Maria tenham oportunidade de estudar perto de casa”.
O prefeito também citou outros investimentos em andamento, como a reabertura do ambulatório do Hospital Geral de Guarus e a conclusão do Hospital de Santo Eduardo, além da instalação da loja Havan, que representa mais de R$ 100 milhões de investimento na cidade.
“Estamos diante de um momento de crescimento para Campos. Nesta semana, alinhamos detalhes do novo investimento da Havan, que vai gerar emprego, renda e desenvolvimento. Temos a reabertura do ambulatório do Hospital Geral de Guarus já marcada e o Hospital de Santo Eduardo chegando à fase final de execução. São obras e investimentos que mostram que a cidade voltou a avançar”.
O secretário de Obras, Urbanismo e Mobilidade, Fábio Ribeiro, ressaltou a intensidade do calendário de inaugurações da Prefeitura desde outubro e aprofundou a importância da atuação integrada das equipes.
“Mesmo com recursos escassos, conseguimos avançar muito. Fazer obra não é simples: exige planejamento, exige solução técnica e exige estar presente acompanhando cada etapa. Desde outubro estamos inaugurando duas obras por semana, e isso só é possível porque o prefeito montou uma equipe comprometida e porque existe parceria com a Câmara. A quadra de Santa Maria é mais um exemplo do esforço coletivo em melhorar a estrutura da cidade e oferecer equipamentos de qualidade para a população”.
Moradora da região há mais de 50 anos e professora aposentada da rede municipal, Vilmeia dos Santos Oliveira elogiou a estrutura entregue e falou da importância do espaço para a comunidade e para a educação local.
“Achei uma obra excelente. A quadra é coberta, bem iluminada e vai ajudar muito as crianças. Eu trabalhei mais de 30 anos na escola de Santa Maria e sei o quanto um espaço assim faz diferença. A comunidade precisava disso há muito tempo. Ficou tudo muito caprichado”.
Já a moradora Valéria Barbosa Rodrigues resumiu o sentimento de muitos moradores. “Gostei bastante. A quadra ficou muito boa e bem feita. As crianças vão usar bastante. A gente estava precisando”.

