Prefeitura de Campos inaugura Policlínica da Família Dr. Henrique Oliveira nesta terça-feira
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, nesta terça-feira (13), a cerimônia de entrega da primeira Policlínica da Família Dr. Henrique Oliveira, com o objetivo de fortalecer o cuidado preventivo e contínuo com a população local. Originalmente, o espaço, que era uma Unidade Básica de Saúde (UBS), também ficou conhecido como Centro de Saúde de Guarus, que atende todos os públicos, do infantil ao idoso.
A inauguração da Policlínica da Família, em seu local original — Avenida Bartolomeu Lisandro, nº 1.100, no Jardim Carioca — está marcada para as 18h, com presença confirmada do prefeito Wladimir Garotinho, do vice-prefeito Frederico Paes, secretários municipais, servidores e população em geral.
A policlínica passou por uma reforma completa, abrangendo pintura, troca de pisos, instalações elétricas, hidráulicas e a infraestrutura geral. Também ganhou nova identidade visual. A policlínica conta com dez consultórios, farmácia, recepção, além de salas para procedimentos de enfermagem e exame eletrocardiograma, que estão entre os novos serviços ofertados pela unidade, entre outros.
“O projeto adotou um modelo diferenciado, tornando o CSU a primeira policlínica em Guarus. A reforma durou oito meses. Durante esse tempo, os serviços foram temporariamente transferidos para o antigo prédio do Lar Cristão, no mesmo bairro, garantindo atendimento diário à população”, explicou o subsecretário de Infraestrutura e Operações da SMS, Genil Alves.
Referência na região
Na Policlínica da Família, que é vinculada à Subsecretaria de Atenção Especializada em Saúde, antigo Núcleo de Controle e Avaliação, o atendimento é voltado para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A unidade é referência para toda região de Guarus, mas também atende a população de outras regiões, como explica a coordenadora da Policlínica da Família, Viviane Moraes Barbosa da Conceição.
“Atendemos o público de 0 a 100 anos, inclusive somos referência para os atendimentos de especialidades de áreas que não são cobertas pelas unidades de Estratégia e Saúde da Família, como os parques Rio Branco, Santa Helena e Prazeres. Na verdade, atendemos toda Guarus e também outras regiões, pois temos aqui muitas especialidades, como é o caso do cardiologista pediatra, gastroenterologista, cardiologista infantil e adulto”, explica a coordenadora Viviane.
Confira abaixo as especialidades e novos serviços:
- Alergista
- Cardiologista pediátrico
- Cardiologista adulto
- Gastroenterologista pediatra
- Gastroenterologista adulto
- Otorrinolaringologista
- Dermatologista
- Pediatria
- Obstetrícia
- Ginecologista
- Cardiologista do programa Hiperdia
- Endocrinologista do programa Hiperdia
- Endocrinologista geral
- Clínica médica
- Odontologia
- Psicologia
- Fonoaudiologia
- Fisioterapia
- Ultrassonografia
- Ultrassonografia obstétrica
- Ultrassonografias de abdômen total e vias urinárias
- Testes rápido
- Novos procedimentos
- Eletrocardiograma
- Enfermagem
Os agendamentos para as especialidades médicas são regulados pelo Núcleo de Controle e Avaliação. Já o atendimento para as áreas não cobertas pela Estratégia e Saúde da Família, o acolhimento é feito pelos profissionais da Policlínica da Família.

