28 de agosto de 2025
MunicípiosNotíciasPetrópolisRegião Serrana

Prefeitura articula instituições para defender permanência do supercomputador Santos Dumont em Petrópolis

Reunião convocada pela prefeitura estabeleceu plano de ações com instituições e poder público para garantir a manutenção do equipamento na cidade

A Prefeitura reuniu representantes de diversas instituições para discutir medidas em defesa da permanência do supercomputador Santos Dumont no município. O encontro foi provocado pela prefeitura e contou com a presença de órgãos de ensino, pesquisa, tecnologia, comércio e representantes da Câmara Municipal.

Entre os encaminhamentos, está a entrega de uma carta destinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O documento será entregue em Brasília pelo diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Fábio Borges. Além disso, foi definida a elaboração de uma carta coletiva assinada por instituições de todos os setores do município e do Legislativo municipal.

Outra proposta discutida é a criação de uma Frente Parlamentar na Câmara Municipal, com a finalidade de reforçar em Brasília as vantagens de Petrópolis para sediar o supercomputador. Também foi definido um ato simbólico, com um abraço coletivo ao redor do equipamento, que contará com a presença das entidades participantes e um convite formal ao governador do Estado, Cláudio Castro.

Também já foi proposto ao governo estadual, pelo LNCC e reforçado pela Prefeitura, um decreto para garantir a isenção de ICMS, medida considerada estratégica para a sustentabilidade financeira da instituição.

“É gratificante ver a sociedade civil e o poder público reconhecer a relevância do trabalho e de todas as ações do LNCC. Ficou muito feliz com esse movimento”, concluiu o diretor do LNCC, Fábio Borges.

Participaram da reunião: Alexandre Macedo (Serratec), Maria Isabel Sá Earp Chaves (Unifase/FMP), Lucimar Cunha (Faeterj), Wagner Léo (LNCC), Rafael Simão (Serratec), desembargador José Cláudio Fernandes (TJ-RJ), Marcelo Soares (ACEP), Ana T. Vasconcelos (LNCC), Afonso Chaves (Unifase), Felipe Henriques (Cefet-RJ), Aníbal Augusto Villalponda Ignacio (UFF/Petrópolis) e os vereadores Gil Magno, Wesley Barreto e Thiago Damaceno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *