Prefeito de Mangaratiba assina decreto que regulamenta a construção da ‘Área de Proteção Ambiental da Ilha Verde’
Mais um passo para preservação ambiental e cultural. O Prefeito de Mangaratiba assinou nesta sexta-feira (19) o decreto que autoriza a construção da futura Unidade de Conservação do município, a ‘APA da Ilha Verde’. A área fica localizada no distrito de Muriqui, onde funcionava uma antiga pedreira. O projeto será executado através de compensação ambiental.
O plano de desenvolvimento da ‘APA da Ilha Verde’ foi construído em conjunto pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba, do Parque Estadual Cunhambebe (PEC) e do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), através de cooperação técnica. A ideia é transformar um espaço que era utilizado para extração mineral, em uma área de preservação ambiental e de lazer para os moradores.
A infraestrutura, que será executada através de recurso de compensação ambiental, vai contar com cais para embarque e desembarque de embarcações, estacionamento próprio, trilha ecológica, acessibilidade, deck de observação, tirolesa e rapel, mirante com binóculos fixos, centro de memória e história do antigo trem macaquinho de Mangaratiba.
Através da construção, o projeto prevê a promoção da beleza cênica local, o fomento ao turismo sustentável, o aumento de ICMS ecológico da cidade (Mangaratiba ocupa o terceiro lugar no ranking estadual), reverter o passivo ambiental da antiga pedreira, promover pesquisa científica, educação ambiental e lazer, além de frear o crescimento desordenado de construções na área.