Prefeito de Campos entrega à população de Ururaí ampliação de creche com mais 44 vagas
Ao lado da secretária de Educação, Tânia Alberto, Wladimir declarou que aumentar o número de vagas em creche é pensar nas crianças e nas famílias que precisam sair para trabalhar e deixar os filhos
O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (15), a ampliação da Creche Luiz Gonzaga da Silva, em Ururaí. As obras garantiram mais 44 vagas para a educação infantil no local. Atualmente, a unidade atende 201 alunos e poderá contemplar, no total, 241 crianças. A reforma também garantiu a instalação de dois banheiros e pintura geral do prédio já existente. A solenidade também contou com a presença do secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; da diretora Regional de Educação, Rita Abreu; diretora Pedagógica, Viviane Terra; diretora da creche, Gleice Mara Ribeiro; e a diretora adjunta, Adriana Melo.
O prefeito Wladimir declarou que aumentar o número de vagas em creche é pensar nas crianças e nas famílias que precisam sair para trabalhar e deixar os filhos.
“Não se faz uma cidade melhor se não investir na educação. Nosso governo tem um olhar especial, diferenciado e muito carinhoso para a educação, porque a gente só melhora a cidade, só faz um futuro melhor, se a gente investir na educação. Temos inaugurado uma sequência de ampliações em creche e escola, gerando três mil vagas a mais. Três mil novas crianças, três mil novas famílias que estão sendo acolhidas pelo nosso trabalho. Estamos investindo muito na educação. Em 2021, não tínhamos nem nota no Ideb. E agora, nós batemos a melhor nota da história de Campos, graças aos investimentos que temos realizado”, afirmou.
Tânia informou que a rede municipal conta com cerca de 52 mil alunos matriculados, sendo mais de 10 mil alunos com idades entre 0 e 3 anos. Em 2023, havia 8.300 crianças em creches, atualmente são 10.300, um aumento de 2 mil crianças somente nas creches municipais.
“Somente aqui nessa unidade serão mais 44 crianças amparadas, pedagógica e socialmente, isso significa contribuir para o sucesso de mais 44 cidadãos no futuro. E isso é muito importante. Ao todo, com essas ampliações, serão mais 3 mil vagas para a educação infantil. Isso merece não só valorização por parte da sociedade e dos servidores, mas respeito por uma administração pública que investe todos os esforços nesse tipo de política pública, que não é visível no curto prazo, mas garante o futuro da população da cidade. Muito obrigada, prefeito”, comentou.
A secretária falou, ainda, que a ampliação de mais uma creche é mais um passo rumo à implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância. “A rede de proteção social à primeira infância é uma necessidade, porque todos os estudos apontam que, quanto mais cedo a criança tiver a oportunidade de socializar, de construir laços, de aprender no processo educativo que começa na creche, mais sucesso escolar ela terá no futuro”, explicou.
A diretora da creche agradeceu pelos investimentos. “Serão 44 novas vidas que a família Luiz Gonzaga vai receber. A gente trabalha com muito amor, com muita empatia, humanidade e com muito cuidado. Temos muito amor pelos nossos alunos e essa estrutura nova vai fazer com que a nossa família cresça. Hoje, temos dez turminhas. Com essa ampliação, a gente vai ter mais duas turminhas. Agradecemos ao prefeito, à secretária Tânia e toda a Secretaria de Educação pela parceria, pelo cuidado que tem com a gente”, disse a diretora Gleice.
Sabrina do Espírito Santo, mãe de Ícaro Gabriel, de 1 ano, aluno do P1, é moradora do distrito e elogiou a qualidade da obra. “Estamos muito satisfeitos, porque a obra ficou muito boa e isso vai ajudar muito mais famílias que precisam trabalhar. O atendimento aqui já era muito bom, a merenda é de qualidade, tudo sem açúcar, com pouco sal, as professoras são maravilhosas, e agora vai ficar ainda melhor, pois vai dar oportunidade a mais crianças”, comentou.