Prefeito de Belford Roxo Canella participa da inauguração do Onco Baixada, primeiro hospital oncológico da rede estadual para tratamento do câncer na Baixada Fluminense
O prefeito Márcio Canella participou, ao lado do governador Cláudio Castro e demais autoridades, na manhã desta quarta-feira (11/02), da inauguração do Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense, o Onco Baixada, em Nova Iguaçu. A primeira unidade oncológica da rede estadual, integrada ao Rio Imagem Baixada, o maior centro de diagnóstico por imagem da América Latina. A iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que beneficiará toda Baixada Fluminense, é um marco para a saúde pública com mais acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer no mesmo lugar. Uma grande conquista na saúde do Estado do Rio de Janeiro.
Oferta de vagas
Com investimento de R$ 87,3 milhões, a unidade amplia a oferta de vagas, descentraliza o atendimento que antes se concentrava na capital e fortalece a rede de cuidado na Baixada Fluminense. A unidade dedicada exclusivamente ao cuidado oncológico contará com 100 leitos e poderá realizar cinco mil consultas ambulatoriais, 340 internações e 300 cirurgias por mês. Os atendimentos começam no dia 19, após o carnaval, inicialmente voltados para casos de câncer de mama, próstata, pele, tireoide, urologia e coloproctologia.
Compromisso
“O Onco Baixada é a realização do compromisso de governo, e também pessoal, de levar o tratamento do câncer para mais perto de quem mora fora da capital, reduzindo o sofrimento de quem precisava percorrer longas distâncias em busca de atendimento. Eu sei o que é a dor de perder alguém para o câncer, e como é difícil essa peregrinação em busca do atendimento. O Onco Baixada oferece tudo num mesmo lugar, exames, consultas e procedimentos, com acompanhamento multidisciplinar. É um cuidado humanizado, moderno e digno para a população”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Prédio de quatro andares
O prédio possui quatro andares e área construída de 12 mil metros quadrados, chegando a 16 mil metros quadrados junto ao Rio Imagem. A nova unidade busca reduzir deslocamentos para a capital e ampliar o acesso ao tratamento oncológico na Baixada Fluminense.
Prefeito agradece ao governador
“Essa é uma notícia espetacular para os moradores da Baixada Fluminense. É o primeiro centro oncológico da Baixada Fluminense, o primeiro hospital público para tratar dos pacientes com câncer da região. Eu quero agradecer ao grande governador Cláudio Castro que tem trabalhado muito pelo nosso Estado, e principalmente pela nossa Baixada Fluminense. Quero agradecer também ao deputado federal Luizinho que tem trabalhado muito forte pela Baixada. Enfim, eu tenho certeza que essa grande concentração de força e com a inauguração do Onco Baixada irá trazer dias melhores para o povo da Baixada Fluminense”, destacou o prefeito Márcio Canella.
Presença de autoridades
A cerimônia contou a presença de diversas autoridades, além do prefeito Márcio Canella, do governador Cláudio Castro, marcaram presença ainda os secretários de Estado de Saúde e Cidades, Cláudia Mello e Douglas Ruas, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores de municípios da Baixada Fluminense, secretários municipais, o eterno intérprete da Beija-Flor, Neguinho da Beija-Flor, profissionais de Saúde e grande presença de público.
“Com o Instituto, ampliaremos a oferta do tratamento do câncer e vamos descentralizar os atendimentos da capital. O Onco Baixada, sem dúvidas, é um dos principais investimentos do Governo do Estado em saúde pública”, disse a secretária de Saúde, Claudia Mello.

