Porto Real promove treinamento voltado para os Profissionais de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real promoveu nesta semana um treinamento voltado para os Profissionais de Saúde, com o objetivo de sensibilizar na detecção precoce da Hanseníase e na orientação do tratamento adequado à população, que são alvos de maior vulnerabilidade. O treinamento contou com aproximadamente 40 profissionais da Rede de Atenção Básica e foi ministrado pela médica da Estratégia de Saúde da Família da Rede, Drª Nathalia Vieira Ribeiro.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raphaela Casemiro, além do treinamento com a Atenção Básica, entre os dias 30/01 e 03/02, os profissionais farão o atendimento de livre demanda, no horário de funcionamento da USFs.
“Nessa ação, iremos observar todos que apresentarem algum tipo de mancha ou caroço que não coce ou esteja dormente, pois podem ser possíveis casos de Hanseníase. Nosso objetivo é promover a recuperação da saúde dos pacientes com caso identificado”, disse Raphaela, explicando que o treinamento foi uma parceria entre o Departamento de Vigilância Epidemiológica, através do Programa Municipal de Hanseníase e o Departamento de Atenção Básica.
Por último, o Prefeito Alexandre Serfiotis faz o apelo para que os munícipes compareçam nas UFS e façam adesão à campanha. “A hanseníase é uma doença crônica que pode causar a alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa e força muscular, por exemplo. Com a identificação precoce e o início dos tratamentos, é possível evitar que a doença provoque incapacidades permanentes”, analisa Serfiotis.