Polícia prende trio no Rio por furto de mais de mil peças de cemitérios mineiros
A Polícia Civil e a Polícia Militar prenderam, nesta quarta-feira (20), três criminosos por furtarem peças de cemitérios. Os bandidos agiam em cidades de Minas Gerais e foram detidos em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio. Com o trio havia cerca de mil estátuas sacras, placas de jazigos e lápides de bronze, transportadas em um caminhão de entulho.
A ação foi realizada pela 159ª DP (Cachoeiras de Macacu) e pelo Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv). O caminhão de entulho foi abordado pelos PMs na RJ-116, a Rodovia Presidente João Goulart, na altura de Cachoeiras de Macacu, e as peças localizadas no compartimento de carga. O material encontrado teria sido furtado em cemitérios das cidades mineiras de Aiuruoca e Carvalhos. Confira abaixo.
A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou que os objetos apreendidos eram provenientes de crimes de furto sob investigação e vão passar por perícia. De acordo com o delegado titular da distrital, Alesandro Petralanda, os criminosos agiam há cerca de um ano e, com as peças sacras, os prejuízos podem chegar a mais de R$ 1 milhão. Ele explica que os bandidos circulavam por várias cidades mineiras para cometer os furtos.
O material obtido nos cemitérios vinha para a capital fluminense, onde o que era de valor acabava derretido e as peças sacras revendidas. As investigações seguem para identificar quem derretia e recomprava os objetos. O dono do caminhão usado no transporte e também do ferro-velho, bem como dois funcionários foram autuados em flagrante por associação criminosa e receptação.