Polícia Penal do Rio terá novo Centro de Instrução e Formação em Gericinó
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta segunda-feira (01/09), a construção do Centro de Instrução e Formação da Polícia Penal do Estado do Rio de Janeiro. A estrutura, com inauguração prevista para o final de 2026, será instalada dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó, o maior do tipo no país.
O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), prevê a implantação de um novo prédio administrativo, um laboratório de estudos, sala de informática, 4 salas de aula, refeitório para 150 pessoas, além de unidades voltadas às atividades administrativas da escola.
– Valorizar nossa Polícia Penal é parte fundamental do prosseguimento dos investimentos na segurança pública. Nada melhor que a qualificação e o treinamento para melhorar a qualidade do serviço e dos policiais em ação. A emenda do deputado General Pazuello será um divisor de águas, pois sabemos que somente investindo nas instituições é que a gente consegue melhorar a segurança pública – afirmou o governador Cláudio Castro.
Projeto e construção
A SEAP já iniciou a primeira etapa do projeto do centro de instrução, que além de contar com espaços de treinamento tático, terá estande de tiro, casa de resgate, bem como unidades voltadas para atividades esportivas como pista de corrida, piscina semiolímpica, campo de futebol e quadra coberta poliesportiva.
A contratação de empresa para elaboração do laudo topográfico, de sondagem e serviço já está em fase de finalização. Em seguida será realizada a contratação de empresa para realizar o projeto executivo e construção.
– A categoria agradece. Efetivamente, esse centro vai ser o mais bem estruturado do Brasil em termos de polícia penal – disse a secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, após a colaboração orçamentária de emenda parlamentar do deputado federal General Eduardo Pazuello, ser confirmada, no Palácio Guanabara.