Polícia Civil realiza a Operação Contenção contra a expansão do tráfico na Vila Kennedy e no Catiri
Objetivo é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes das facções. Até o momento, 12 foram presos
O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, realiza, nesta quarta-feira (17/09), mais uma etapa da “Operação Contenção”, nas comunidades do Catiri e da Vila Kennedy. Até o momento, 12 criminosos foram presos. A ação é realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e da 34ª DP (Bangu), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
– Atuar contra a expansão das facções criminosas no estado tem sido uma das metas das nossas forças de segurança pública. Essas ações reforçam o nosso compromisso em não recuar diante do crime organizado, além de desarticular a estrutura financeira, operacional e logística de narcotraficantes – destacou o governador Cláudio Castro.
A operação tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes das facções que atuam na região.
As diligências contam ainda com unidades dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC), além da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
De acordo com as investigações, a expansão territorial abrange o Catiri e áreas estratégicas de Campo Grande, tendo a Vila Kennedy como ponto de apoio logístico e operacional. Diligências apontaram que os criminosos utilizam violência e ameaças para consolidar seu domínio, impondo toques de recolher, expulsando moradores de suas residências e instalando barricadas, a fim de dificultar a entrada das forças policiais.
Os agentes também identificaram o uso intensivo de tecnologia, com drones empregados tanto para monitorar as tropas policiais quanto para guiar ataques contra rivais e agentes públicos. Com base em provas técnicas, a Polícia Civil obteve mandados judiciais para desarticular a célula criminosa.