Polícia Civil faz operação no Complexo do Chapadão contra roubo de carga e de veículos

A Polícia Civil realiza uma nova fase da Operação Torniquete, iniciada em novembro do ano passado, contra envolvidos no roubo de veículos e de cargas. Agentes de distritais especializadas, sob o comando das Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis e de Cargas (DRFA e DRFC), estão no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, Zona Norte do Rio, para cumprir os mandados. Até as 8h30, nove pessoas foram presas e 14 veículos recuperados.

De acordo com as investigações, o Complexo do Chapadão se tornou uma das bases operacionais de uma facção criminosa, que é a responsável por fornecer armamento pesado (fuzis, pistolas e granadas) a serem usadas para roubos de veículos e de cargas. As ações acontecem principalmente na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana, como Niterói, São Gonçalo e Rio. Na capital, há registros em bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, e das zonas Sul e Norte. As vias expressas, como as avenidas Brasil, Via Light e Pastor Martin Luther King Jr., também são pontos de constante ação dos criminosos.

Além de fornecerem armas, a facção encobre os criminosos, abrigando-os nas comunidades as quais controlam. Tanto os veículos como as cargas são levados para o interior desses locais. A possibilidade de confrontos entre a polícia e os criminosos também dificulta a ação para recuperar o que foi roubado.

Segundo a polícia, a partir do que é levado para o interior das comunidades, como acontece no Chapadão, são cometidos outros crimes, entre eles: armazenamento, transbordo e revenda das cargas roubadas para receptadores; clonagem de veículos para posterior revenda ou troca por armas e drogas; desmanche de veículos para revenda de peças; uso dos veículos roubados pelas quadrilhas para deslocamento e cometimento de outros crimes; e cativeiro de vítimas sequestradas para realização de transferências via PIX; entre outros.

Desde o início da operação Torniquete, em novembro de 2022, 201 foram presas e 220 veículos recuperados.

Nesta manhã, participam da ação agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *