Polícia Civil dá início ao 2º Workshop Conexões Seguras para discutir a inovação e cooperação estratégica nas investigações criminais
Com o objetivo de debater a integração entre diferentes órgãos, instituições e a sociedade civil, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) iniciou, nesta quarta-feira (27/08), o 2º Workshop Conexões Seguras. Autoridades, especialistas e representantes do setor privado se reuniram para discutir os caminhos do combate aos crimes digitais e financeiros. O evento é um marco fundamental na construção de uma abordagem moderna e integrada para a segurança pública.
O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, abriu o evento destacando a importância da integração entre órgãos de segurança, sociedade civil e empresas privadas no enfrentamento ao crime organizado e aos crimes digitais. Esses delitos são sofisticados, geram milhões de prejuízos, mas possuem uma pena muito branda, o que torna a modalidade atrativa para eles. O secretário ainda reforçou o comprometimento da instituição no enfrentamento às fraudes digitais: “Não são investigações simples, são complexas, mas estamos nos especializando ainda mais nisso. Criamos estruturas que favorecem uma investigação ágil e eficaz para que todo criminoso seja responsabilizado criminalmente”, explicou.
Neste primeiro dia, os palestrantes debateram a integração das seguranças públicas e o judiciário, os desafios das boas práticas de compartilhamento de dados para fins de atividades de inteligência, o combate às fraudes e lavagem de dinheiro, além de segurança bancária e financeira.
O evento busca promover a integração entre diferentes órgãos e instituições, a troca de experiências e a definição de protocolos conjuntos. O workshop também conta com palestras, painéis temáticos, apresentações de especialistas no assunto, estudos de caso, análise detalhada de incidentes reais e demonstração de ferramentas e sistemas inovadores utilizados na prevenção e combate a fraudes digitais.
O 2º Workshop Conexões Seguras acontece até amanhã (27/08), na Cidade da Polícia. Com 25 palestrantes, o evento é direcionado aos profissionais que estão envolvidos na área, incluindo policiais civis, militares, federais e penais, integrantes das Forças Armadas, especialistas em inteligência, representantes de instituições financeiras e membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Esta é mais uma iniciativa promovida pela Polícia Civil para combater toda e qualquer modalidade de crime. Em março, no 1º Workshop, o tema central foi o combate às fraudes digitais. O evento se tornou referência na instituição e já contribuiu com diversas investigações e operações em andamento.