17 de novembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Polícia busca envolvidos em ‘curso de desbloqueio’ de celulares roubados no Rio e mais 10 estados

Ao todo, os agentes cumprem simultaneamente 132 mandados. Dentre os alvos de busca estão estabelecimentos comerciais, como lojas, boxes e quiosques

A Polícia Civil realiza, nesta segunda-feira (17), mais uma fase da “Operação Rastreio” contra um esquema nacional de desbloqueio e receptação qualificada de aparelhos celulares. Ao todo, os agentes cumprem simultaneamente 132 mandados em 11 estados, são eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.

Os alvos são clientes ativos e recorrentes de um criminoso apontado como referência em desbloqueio de celulares, preso na primeira fase da operação. Ele realizava os serviços de forma online e ministrava cursos à distância, ensinando a efetuar os procedimentos. Além disso, as pessoas também enviavam aparelhos roubados para serem desbloqueados.

Ainda na ação, as equipes investigam suspeitos que atuavam na reintrodução dos dispositivos de origem ilícita no mercado, visando dar aparência lícita aos bens. Muitos endereços são estabelecimentos comerciais, como lojas, boxes e quiosques.

Segundo a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), apurou-se também que parte dos alvos visava o desbloqueio dos aparelhos para acessar dados sensíveis das vítimas, em especial para abertura ilegal de contas bancarias e acesso a aplicativos de bancos, para contrair empréstimos fraudulentos e subtrair valores das contas.

A ação conta com o apoio das Polícias Civis locais, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi). Considerada a maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares, as medidas já resultaram em mais de 10 mil celulares recuperados, com 2.800 aparelhos devolvidos para os legítimos donos. Até o momento, são mais de 700 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *