3 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

PM realiza ação no Chapadão pelo segundo dia; UPA de Costa Barros segue fechada

O Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, é alvo de operação pelo segundo dia consecutivo, nesta sexta-feira (3). Policiais militares atuam na comunidade contra as disputas territoriais de facções rivais e roubos de cargas e veículos. A ação acontece três dias depois de uma invasão de bandidos armados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, na mesma região, que permanece fechada.

De acordo com a Polícia Militar, equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) atua no Chapadão desde as primeiras horas da manhã, para prender envolvidos nas disputas territoriais e responsáveis por roubos de cargas e carros. Há meses, a comunidade, que é controlada pelo Comando Vermelho (CV), sofre com uma rotina de violência, por conta de guerra contra traficantes do Complexo da Pedreira, dominda pelo Terceiro Comando Puro (TCP).

Na última terça-feira (30), criminosos armados invadiram a UPA de Costa Barros e agrediram dois pacientes que estavam nas salas de Medicação e Vermelha. As vítimas chegaram a ser levadas do local, mas foram liberadas na sequência. Eles ainda ameaçaram os profissionais e levaram pânico aos 11 pacientes internados. Os bandidos estariam em busca de homens baleados em um confronto de facções. Desde então, a unidade segue fechada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), devido à instabilidade e intensos tiroteios na porta da UPA, “não há segurança para o atendimento de pacientes”. O policiamento chegou a ser reforçado nos últimos dias, mas a pasta informou que “aguarda a ocupação da região pelas forças policiais, de forma permanente” e pediu a prisão dos bandidos envolvidos na invasão. “Muitos profissionais de saúde, devido ao pânico, já solicitaram transferência, suporte psiquiátrico e psicológico”, completou.

A ação desta sexta-feira interrompeu por completo o funcionamento de uma unidade de Atenção Primária na região do Complexo do Chapadão e outras duas suspenderam as atividades externas, como visitas domiciliares, de acordo com a SMS. A Secretaria Municipal de Educação (sme) informou que em Anchieta, duas unidades escolares foram impactadas. Até o momento, não há registros de prisões ou apreensões na comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *