PM apreende 800kg de drogas em escola municipal na Maré: ‘Revoltante’, diz secretário de Educação do Rio
Policiais militares do Batalhão de Ações com Cães apreenderam 822 kg de drogas dentro de uma escola municipal na Nova Holanda e em um terreno onde funciona a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, ambas no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira (29). É a segunda vez que entorpecentes são encontrados em unidades escolares em menos de 7 dias.
O entorpecente foi encontrado pelos cães Kabhib e Artemis, que lideraram a ação. As drogas estavam em esconderijos, como em vigas de telhados e dentro de vãos em paredes da Escola Municipal Lino Martins da Silva. Um fuzil e três carregadores também foram encontrados na comunidade.
“É lamentável que as escolas, espaços que deveriam ser considerados como sagrados, venham sendo alvo de criminosos. Esta situação passou de todos os limites. É revoltante. Está muito claro que precisamos urgentemente de uma política de segurança pública para garantir o básico numa sociedade: que toda a comunidade escolar tenha segurança e paz”, lamenta o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que as drogas não estavam dentro das instalações da clínica da família e que “a unidade fica em um terreno compartilhado por outros imóveis com características semelhantes e acesso à área externa por qualquer pessoa”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/q/O/IB1qn6TCq3hMjMeZpQJw/captura-de-tela-2024-08-29-161638.png)
Em onze dias de operações integradas em apoio às ações da Secretaria de Estado de Polícia Civil e da Prefeitura, a Polícia Militar já apreendeu cerca de quatro toneladas de drogas no Complexo de Comunidades da Maré.
Em 2024, em seus oito meses até aqui, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da SEPM ultrapassou a marca de 10 toneladas de entorpecentes detectados e apreendidos, em sua maioria na capital e região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
Tonelada de drogas em escola
O Batalhão de Ações com Cães apreendeu no fim de semana uma tonelada de maconha dentro de uma escola municipal no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A droga foi apreendida dentro da escola municipal Maria Amélia Castro Belford, após as cadelas do Batalhão sentirem um cheiro forte do lado de fora da unidade educacional.
Por isso, os policiais militares foram até o local e encontraram 250 tabletes de maconha, com aproximadamente 4 kg cada. O material apreendido tem valor aproximado de R$ 1 milhão, segundo a PM.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os criminosos “invadiram o terreno da escola e esconderam drogas na área externa da unidade, especificamente dentro de dutos de ar”.
A escola, de acordo com a pasta, já estava fechada e sem funcionários neste final de semana quando tudo aconteceu.
“A Secretaria repudia profundamente que um espaço que deveria ser sagrado, uma escola, tenha sido escolhido como alvo de criminosos.
Escolas fechadas
Durante toda a semana passada e a atual, 26 escolas na Maré ficaram fechadas por conta de operações da Polícia Civil e da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio.
O objetivo das ações é combater a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas nas regiões da Nova Holanda e do Parque União. Diversos prédios foram construídos em partes da Maré, segundo a polícia, com o dinheiro do tráfico.