15 de dezembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Piso salarial para profissionais da educação básica pública é aprovado

Valorização de categorias de apoio escolar avança na Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que estabelece um piso salarial nacional para profissionais da educação básica pública que atuam nas áreas técnica, administrativa e operacional. Pela proposta, esses trabalhadores passarão a receber 75% do piso nacional dos professores da rede pública.
A medida consta do substitutivo aprovado pela Comissão de Educação ao Projeto de Lei 2531/21. O texto segue agora para o Senado, caso não haja recurso para votação em Plenário.
Segundo o relator, deputado Danilo Forte (UNIÃO-CE), a criação do piso representa um avanço na valorização de categorias essenciais para o funcionamento das escolas, sem interferir na autonomia de estados e municípios na definição de carreiras.

Quem são os profissionais beneficiados?

O projeto de lei aprovado não se aplica apenas aos professores, mas também a trabalhadores que atuam em funções de apoio à educação, como:

Assistentes administrativos

Merendeiras e cozinheiras escolares

Porteiros e vigilantes

Auxiliares de serviços gerais

Técnicos educacionais

Motoristas de transporte escolar

Bibliotecários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *