Piraí: O Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Flávio Leal completou um ano de funcionamento

No mês de abril, o CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Flávio Leal completou um ano de funcionamento, prestando serviços essenciais à população. Desde sua inauguração em 2022, o CTI tem como principal objetivo salvar vidas, e conta com uma infraestrutura física e tecnológica adequada às exigências do Ministério da Saúde e da Associação de Medicina Intensiva (AMIB).

Com 10 leitos, o CTI possui uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social, que trabalham em conjunto para oferecer o melhor tratamento possível aos pacientes internados. O centro atende pacientes clínicos e cirúrgicos que necessitam de tratamento intensivo especializado, incluindo condições cardiológicas, neurológicas, pneumológicas, gastroenterológicas, infecciosas, pós-operatórios de cirurgias eletivas e emergências, oncológicas e queimaduras.

Desde março de 2022 até dezembro do mesmo ano, foram internados 224 pacientes no CTI, e até abril de 2023, 327 pacientes foram internados, todos classificados pela Taxa de Risco Previsível de Mortalidade. A equipe do CTI acompanha de perto os indicadores de qualidade do serviço prestado e registrou 36 óbitos no período de março a dezembro de 2022, o que representa uma taxa de mortalidade absoluta de 17,50%.

Para avaliar o desempenho operacional, a equipe calcula a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP), que é um importante indicador de qualidade operacional. A TMP é calculada dividindo-se a taxa de mortalidade absoluta pela média do SAPS-3 (Simplified Acute Physiology Score III), que é uma pontuação que utiliza dados clínicos e laboratoriais apresentados na primeira hora de internação do paciente no CTI. No período avaliado, a média de SAPS-3 foi de 42,39%, o que resultou em uma TMP de 0,42. O valor desejado para a taxa de mortalidade padronizada é menor ou igual a 1.

O prefeito Dr. Ricardo Passos demonstrou sua satisfação com os indicadores de qualidade do CTI do Hospital Flávio Leal, destacando a competência e o compromisso da equipe em salvar vidas.

“O CTI do Hospital Flávio Leal é uma importante unidade de saúde que presta serviços essenciais à população, salvando vidas e garantindo a qualidade do atendimento prestado, vamos continuar trabalhando para oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes ”, afirmou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *