Pinheiral promove palestra em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Evento marcou o 21 de janeiro com diálogo, conscientização e defesa dos direitos humanos
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado ontem (21), a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou uma palestra com foco na conscientização, no respeito à diversidade religiosa e na promoção dos direitos humanos no município.
O encontro aconteceu na sede da Secretaria e reuniu representantes da sociedade civil, lideranças religiosas, servidores públicos e membros da comunidade.
Instituído pela Lei Federal nº 11.635/2007, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa tem como objetivo promover o respeito à liberdade de crença e conscientizar a sociedade sobre a importância da convivência harmoniosa entre diferentes religiões. A legislação reforça que a intolerância religiosa configura violação de direitos humanos e deve ser combatida por meio da educação, do diálogo e de políticas públicas que garantam a dignidade, o respeito e a igualdade de todos.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Cambraia, destacou o compromisso da gestão municipal com a garantia de direitos e o fortalecimento da cidadania. “Nosso objetivo é ratificar o compromisso da gestão com a garantia de direitos. A Secretaria abraça a pauta dos Direitos Humanos com muito respeito e responsabilidade. Queremos nos apresentar como parceiros na defesa dos direitos humanos e no fortalecimento da cidadania. Estamos à disposição para o diálogo, para esclarecer dúvidas e construir parcerias”, afirmou.
Durante a palestra, o assessor da Secretaria, Ramon Medeiros, ressaltou a importância histórica da legislação de combate à intolerância religiosa. “É importante lembrar que a lei criada em 2007 nasceu após muitos anos de preconceito e luta. Ela surge da mobilização de pessoas que buscaram reconhecimento e respeito, diante de uma realidade em que a intolerância gerou dor e exclusão. Precisamos reforçar que a intolerância é um mal coletivo”, destacou.
O policial militar e assessor de segurança do Governo do Estado, Schubert Saraiva, também reforçou o papel das lideranças religiosas no enfrentamento à intolerância. “A lei de combate à intolerância já tem quase 20 anos e ainda enfrentamos grandes desafios para que ela saia do papel. As lideranças religiosas precisam sair dos seus espaços e assumir o compromisso de orientar e informar”, pontuou.
Natã Teixeira Amorim, coordenador do Centro de Cidadania LGBTI Médio Paraíba, destacou a importância da parceria com o município. “O Centro LGBT do Médio Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, atua como uma porta de entrada do Governo do Estado no território. Construir políticas públicas de direitos humanos é um desafio que Pinheiral tem abraçado, fortalecendo ações efetivas, próximas das pessoas e comprometidas com o respeito e a dignidade”, afirmou.
A ação teve como objetivo promover a conscientização e fortalecer uma cultura de paz, respeito e diálogo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva. O momento também possibilitou a troca de experiências e reflexões entre os participantes.

