Pinheiral promove duas semanas de mobilização para o SAEB com foco em alunos e famílias
Nove escolas municipais intensificam ações para o Sistema de Avaliação da Educação Básica
A Rede Municipal de Ensino de Pinheiral intensificou a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) com um plano de mobilização que envolveu estudantes e seus responsáveis. As atividades, realizadas ao longo de duas semanas, buscaram reforçar a importância da prova para o diagnóstico e a melhoria da qualidade do ensino no município. A avaliação será aplicada nas escolas entre os dias 20 e 31 de outubro.
Na primeira semana de atividades, as unidades escolares realizaram reuniões com os responsáveis pelos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O foco dos encontros foi dialogar com as famílias e reforçar o papel estratégico que a participação no Saeb desempenha para a escola e para a trajetória educacional dos próprios alunos.
Já na semana seguinte, a mobilização concentrou-se nos estudantes. As escolas promoveram um momento especial com os alunos das turmas que farão a prova, visando enfatizar a seriedade e a relevância da avaliação para a coleta de dados sobre a aprendizagem.
O Saeb é uma avaliação externa, aplicada periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que permite ao Ministério da Educação obter um diagnóstico detalhado da qualidade da Educação Básica no país.
Os resultados do SAEB são cruciais, pois, em conjunto com o Censo Escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este indicador é a principal métrica usada para medir a qualidade do ensino e orientar a formulação de políticas públicas e o direcionamento de recursos para as redes de ensino, garantindo que as escolas possam aprimorar seus projetos pedagógicos e a infraestrutura.
A coordenadora do Ensino Fundamental, Joseane Carvalho, destacou o valor da união de esforços entre escola, família e alunos para o sucesso na avaliação. “As duas semanas de atividades foram fundamentais para criarmos uma consciência coletiva sobre o SAEB. O envolvimento das famílias e o empenho dos nossos alunos do 5º e 9º ano são cruciais neste processo. Nossa expectativa é que todos participem com seriedade para que possamos construir um diagnóstico e, assim, aprimorar a nossa rede de ensino, garantindo o melhor futuro para as nossas crianças e jovens”, disse.
Nove escolas da rede municipal promoveram duas semanas de atividades voltadas à conscientização e preparação dos estudantes. Agora, as unidades se organizam para receber os avaliadores, com a expectativa de que o empenho de toda a comunidade escolar se reflita em um desempenho positivo nas provas de Língua Portuguesa e Matemática.