27 de outubro de 2025
Baixada FluminenseCulturaEntretenimentoNotíciasSão João de Meriti

Picadeiro Móvel leva circo, arte e música a São João de Meriti

Com o apoio da Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Sesc realizou entre os dias 24 e 26 de outubro, a 10ª edição do Picadeiro Móvel, um dos maiores projetos dedicados à arte circense no Estado do Rio de Janeiro.

 

A abertura aconteceu na sexta-feira (24-10), no Sesc, com o espetáculo “Teco-Teco”, do Circo Dux. Nos dias seguintes, o evento tomou conta da Rua Panamense, em frente ao Centro Cultural Meritiense, no Jardim Meriti, levando alegria e cultura para toda a comunidade. Ao longo do fim de semana, quase 20 atrações se apresentaram na lona cultural.

 

O projeto reuniu artistas do Brasil e do exterior, apresentando uma mistura entre o circo tradicional e o contemporâneo, com muita música, teatro, trabalho educativo e performances artísticas.

 

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro, comentou sobre esse marco cultural para o município. “A gente está levando o circo para o povo, de forma totalmente acessível. É um processo absolutamente democratizado, que aproxima a arte do cotidiano das pessoas, valorizando os artistas e garantindo que todos tenham a oportunidade de viver experiências culturais de qualidade”, pontuou o secretário.

 

A coordenadora de cultura do Sesc, Fabiana Vilar, destacou a importância da iniciativa. “O Picadeiro Móvel é um projeto que leva o circo a diferentes cidades e mostra que a cultura pode transformar espaços e aproximar as pessoas. Trouxemos artistas do Brasil e do mundo para compartilhar essa experiência com a população meritiense”, declarou a coordenadora.

 

Quem foi ao local aprovou a programação. A dona de casa Helena Martins, moradora do Jardim Meriti, se encantou com o espetáculo. “Foi tudo muito bonito. A gente se diverte e ainda traz as crianças para ver um circo de verdade, como era na minha infância”, disse Helena. O estudante Lucas André, de 17 anos, também acompanhou as apresentações. “Gostei de ver artistas tão diferentes e que trazem tanta alegria. Um fim de semana inteiro com essas atrações foi especial”, completou Lucas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *