4 de dezembro de 2025
DESTAQUELeste MetropolitanoNiteróiNotíciasNotícias 24hsPetrópolisRegião Serrana

Petrópolis e Niterói se destacam em estudo nacional sobre perda de água

Resultados das cidades operadas pelo Grupo Águas do Brasil superam a média do país e refletem investimentos contínuos em ações de combate às perdas

As cidades de Petrópolis e Niterói, atendidas pelas concessionárias Águas do Imperador e Águas de Niterói, do Grupo Águas do Brasil, foram incluídas entre os municípios com os melhores resultados do “Estudo de Perdas de Água 2025 (SINISA, 2023): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, divulgado nesta segunda-feira (24/11) pelo Instituto Trata Brasil. Em um momento em que o país ainda desperdiça 40,31% da água tratada antes de chegar às residências, segundo o estudo elaborado em parceria com a GO Associados, as duas regiões fluminenses aparecem entre os destaques nacionais, evidenciando avanços relevantes no controle e na eficiência operacional.

A cidade da Região Serrana do Rio também é listada como a 3ª melhor do Brasil em Perdas por Ligação, registrando 115,23 litros por ligação/dia, um resultado expressivo sobretudo considerando a geografia complexa e as características históricas da rede local. Dentre as únicas treze cidades brasileiras que já atingiram as metas do Marco legal do Saneamento quanto a perdas, Petrópolis aparece com destaque na lista divulgada pelo Trata Brasil no ranking de Excelência em Perdas de Água.

Em relação a Niterói, o estudo mostra o município entre os melhores desempenhos do país no Índice de Perdas na Distribuição, com 19,92%, muito abaixo da média nacional e dentro do patamar de excelência definido pela pesquisa. No mesmo ranking, Petrópolis aparece com 21,41%, também em boa posição.

“Resultados como os alcançados com as nossas concessionárias de Niterói e Petrópolis mostram que eficiência não é um esforço pontual, mas um compromisso permanente do Grupo com a sustentabilidade. Temos investido de forma estruturada para modernizar redes, ampliar o controle e preservar nossos mananciais. Cada metro cúbico economizado representa mais segurança hídrica para hoje e para o futuro”, afirma o presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche.

 

O Programa Água de Valor já economizou o equivalente a 150 mil piscinas olímpicas

Os resultados do estudo refletem o trabalho estruturado que o Grupo Águas do Brasil vem realizando por meio do Programa Água de Valor, iniciativa criada em 2018 para fortalecer a eficiência operacional e modernizar os sistemas de distribuição. Desde então, o programa já evitou perdas de 376 milhões de m³ de água, volume capaz de abastecer 6,8 milhões habitantes por um ano, o que equivale ao volume de 150 mil piscinas olímpicas. Ao longo deste período, a companhia acumula R$ 271 milhões em investimentos.

Desde o início do programa, já foram realizadas mais de 332 mil vistorias e quase 40 mil regularizações, ações fundamentais para reduzir perdas, aumentar a segurança operacional e aprimorar o abastecimento. No período a que a pesquisa se refere, o Grupo Águas do Brasil obteve um índice consolidado de perdas de 24,1%, bem abaixo da média brasileira, já tendo atingido a meta do Marco Legal do Saneamento.

 

Sobre o Grupo Águas do Brasil
Fundado em 1998, o Grupo Águas do Brasil é um dos principais grupos privados de saneamento básico do país, presente em 32 municípios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Com 15 concessionárias e duas unidades industriais, e mais de 5 milhões de pessoas atendidas, a companhia é 100% nacional e possui contratos de longo prazo de concessão, contribuindo para universalizar a cobertura dos serviços de água e esgoto no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *