13 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasNotícias 24hs

Peregrinação na Casa Civil mostra a força de Nicola Micione na disputa do mandato-tampão

Cresce a tese de que Castro precisa ter na cadeira um quadro tecnicamente experiente, habiltado a defender o governo

A probabilíssima candidatura de Nicola Miccione a governador-tampão nas eleições indiretas ganhou consistência nos últimos dias. Quem se deu ao trabalho de observar com atenção o número de deputados estaduais que, nesta semana, se reuniram com o secretário-chefe da Casa Civil ficou convencido de que o homem de confiança de Cláudio Castro avança com firmeza na consolidação de seu nome.

A tese de que Cláudio Castro precisa ter na cadeira um quadro tecnicamente experiente, profundo conhecedor da máquina administrativa — portanto, plenamente habilitado a defender o governo durante o processo eleitoral — ganhou a adesão de uma parcela significativa dos deputados.

Castro não deseja correr riscos ao longo da campanha, como ocorreu em 2024, quando Alexandre Ramagem não conseguiu — ou não quis — assumir a defesa do governo. Um nome externo, por mais leal que seja, não teria conhecimento suficiente para cumprir essa tarefa. Essa leitura ganhou corpo na Assembleia Legislativa e passou a reunir uma maioria silenciosa, porém cada vez mais consistente.

Nesse contexto, a coexistência entre um governador-tampão técnico, focado na preservação da gestão, e um candidato competitivo ao Palácio Guanabara — cujo nome de consenso entre os partidos da base é o do secretário das Cidades, Douglas Ruas — é não apenas possível, como desejável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *