14 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Pelo menos oito estados registram apagão durante a madrugada

No Sudeste, somente o Espírito Santo não apresentou instabilidade

Vários estados brasileiros enfrentaram instabilidades no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira (14). Usuários das redes sociais relataram apagões em ao menos oito estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

Os efeitos foram distintos: enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras houve interrupção total do serviço por até 20 minutos.

No Amazonas, a empresa responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema afetou bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara.

De acordo com a concessionária, a interrupção começou às 0h09 e foi resolvida por volta das 0h25.
Incêndio em reator
O Operador Nacional do Sistema informou que a ocorrência que afetou o Sistema Interligado Nacional começou com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação e ocasionando a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
Na região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. Nas demais regiões, houve atuação do Erac sendo no Nordeste interrupção de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW.
Segundo o ONS, Assim que identificou a situação, os agentes iniciaram uma ação conjunta para restabelecer a energia nas regiões.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30 após a ocorrência”, explicou.
Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ocorrer ainda nesta terça-feira. O órgão deverá realizar também uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início da elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira (17).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *