Peças do motor da McLaren bicampeã de Senna serão leiloadas

Em agosto deste ano, a Honda colocará a leilão algumas peças que compõem o que já foi o RA100E V10 – motor da McLaren MP4/5B guiada por Ayrton Senna em seu bicampeonato mundial da F1. Além da unidade de potência, outros objetos ligados ao histórico da marca japonesa no automobilismo e na motovelocidade também estarão a venda na Monterey Car Week, nos Estados Unidos, entre os dias 8 a 17 do mês.

 

O motor do MP4/5B, composto por dispositivos como eixos de comando de válvulas, tampas, pistões e bielas, foi desmontado na fábrica da Honda, na cidade japonesa de Sakura. A unidade chegava a 710 cv de potência, e guiou Senna em seis vitórias naquela temporada.

Peças de motor do carro do bicampeonato de Ayrton Senna na F1 vão a leilão — Foto: Divulgação
Peças de motor do carro do bicampeonato de Ayrton Senna na F1 vão a leilão

O bólido foi conduzido ao longo da temporada 1990 pelo brasileiro e também Gerhard Berger, que assumiu a vaga deixada por Alain Prost após a ida do tetracampeão para a Ferrari. Era uma evolução do MP4/5, modelo com o qual Prost conquistou o polêmico título de 1989 em disputa contra Senna.

Peças de motor do carro do bicampeonato de Ayrton Senna na F1 vão a leilão — Foto: Divulgação
Peças de motor do carro do bicampeonato de Ayrton Senna na F1 vão a leilão

O carro também é o mesmo guiado por Lewis Hamilton, heptacampeão da F1 e fã assumido de Senna, no fim de semana do GP de São Paulo no último mês de novembro. A ação, que arrebatou o público no Autódromo de Interlagos na manhã do domingo da corrida, integrou as homenagens prestadas a Ayrton pelos 30 anos de sua morte, completados em 2024.

Lewis Hamilton rasga a reta de Interlagos com a McLaren MP4/5B de Ayrton Senna em 1990 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Como fornecedora de motores, a Honda possui mais de 60 anos de história; estreou na categoria no GP da Alemanha de 1964 com um chassi homônimo, pilotado por Ronnie Bucknum.

De lá pra cá, a montadora impulsionou oito carros campeões de construtores, incluindo as McLarens de 1988 a 1991, este último sendo o ano do tri de Senna, e as RBRs de 2022 e 2023.

Hoje, a Honda tem a equipe austríaca de Max Verstappen como única cliente na F1. Mas a parceria já tem data de validade, terminando ao fim desta temporada. A partir de 2026, a RBR fechará com a americana Ford, enquanto a montadora japonesa passará a fornecer unidades de potência para a Aston Martin – atual cliente da Mercedes.

Infos e horários GP do Japão de Fórmula 1 2025 — Foto: Infoesporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *