Peça gratuita, em Rio das Ostras, fala da profissão de professor com humor
Apresentação será no sábado, 30, às 19h. No mesmo dia, a partir das 16h, haverá oficina teatral com entrada franca
A peça “Mãe da Educação – com Marcely Capely” será apresentada em Rio das Ostras neste sábado, 30 de agosto, no Teatro Municipal Joel Barcellos, às 19h. O espetáculo, que usa a comédia para provocar reflexões sobre a valorização dos educadores, tem entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla.
Com dramaturgia e atuação de Rodrigo Axé, o monólogo em tom de comédia retrata a jornada de Marcely Capely, uma professora da rede pública. A peça aborda, com leveza e ironia, temas como a precarização da educação, a sobrecarga emocional e a relação entre ensino e sociedade.
Dividida em três atos, a peça mostra a personagem em sessões de terapia, na sala de aula e em casa, onde ela questiona se deve ou não continuar no magistério. A classificação indicativa é de 14 anos, e a apresentação contará com um intérprete de libras.
OFICINA – Também no sábado, dia 30, às 16h, será realizada uma oficina teatral gratuita. A atividade é baseada na pedagogia dos jogos teatrais de Viola Spolin e tem como objetivo expandir a criatividade, fortalecer o senso de coletividade, desenvolver o foco e estimular o crescimento cognitivo dos participantes. O evento é uma contrapartida social do espetáculo, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).