4 de setembro de 2025
Leste MetropolitanoMulherNotíciasNotícias 24hsSão Gonçalo

Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de São Gonçalo, completa um ano de atuação

Grupamento foi responsável por atuar e prestar apoio a 35 ocorrências este ano

O Grupamento Patrulha Maria da Penha, que faz parte da Guarda Municipal de São Gonçalo, celebrou um ano de atuação nesta quarta-feira (3). Composto por oito agentes da Guarda, o grupamento é formado por quatro homens e quatro mulheres, que atuam em equipe, seguindo uma escala de plantão. Neste um ano, o grupamento foi responsável por atuar e prestar apoio a 35 ocorrências de violência doméstica.

O Grupamento atua diretamente em casos de agressões e ameaças contra a integridade de mulheres. A Patrulha Maria da Penha contribui para proteção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, de forma integrada às ações realizadas pela rede de atendimento que combatem a violência contra a mulher.

Das 35 ocorrências de violência doméstica nas quais esteve diretamente ligado, o grupamento obteve como resultado 13 acompanhamentos de vítimas a hospitais, 30 deslocamentos à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) para registros de ocorrências, 15 prisões, 14 encaminhamentos ao Instituto Médico Legal da Polícia Civil para realização de exames de corpo de delito na Sala Lilás; sete apoios no recebimento da medidas protetivas; seis acompanhamentos ao Centro Especial de Orientação a Mulher (CEOM); 19 conduções de vítimas até casa de familiares/ou lugar seguro; sete conduções do autor suposto dos fatos até à DEAM, entre outros.

Dentre as diversas ocorrências do grupamento, uma das ocorrências de destaque aconteceu no dia 23 de novembro de 2024, quando o grupamento prendeu em flagrante um homem agredindo a sua companheira, que estava grávida. A ocorrência foi captada pelas câmeras de monitoramento da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), que alertou a equipe da Guarda. O agressor foi levado para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), junto com testemunhas. A mulher foi encaminhada para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, onde recebeu atendimento médico e foi liberada.

“O Grupamento Patrulha Maria da Penha atua sempre buscando combater a violência contra mulheres. Também atuamos juntamente com outras instituições para conscientizar as mulheres sobre os tipos de violência e como denunciá-las. É um trabalho de extrema importância! Todos os dias a gente vê como as mulheres aprendem conosco e tiram dúvidas. Já conversei com uma senhora que entendeu que sofria violência psicológica do marido e a orientamos. É algo que dá resultado todos os dias e estamos a postos e prontos para a população”, disse Rejane Santos, uma das coordenadoras do projeto.

Eventos – A Guarda Municipal preparou eventos neste mês de setembro para reafirmar a importância das ações e comemorar um ano de atuação do grupamento. No dia 16, agentes do grupamento estarão em Unidades Municipal de Pronto Atendimento (UMPAs) em ações de conscientização contra a violência doméstica. Nos dias 17 e 18, acontecerá um curso de capacitação para agentes da Guarda no Teatro Municipal com temas ligados ao combate à violência doméstica. No dia 25 de setembro, os agentes estarão em escolas da rede municipal falando sobre o grupamento. No dia 26, será realizada uma ação social externa denominada ‘Vozes pela Vida’, das 9h às 17h, nas proximidades do Pátio Alcântara, destacando a importância das ações e acolhimento, com distribuição de panfletos.

Onde denunciar:

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Disque 190 – Em Situação de flagrante

Buscar a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).

Serviços:

CEOM – Centro Especial de Orientação à Mulher Zuzu Angel (21) 3758-5060 / (21) 96427-0012 / (21) 99607-0043

Sala Lilás – Atendimento especializado para mulheres vítimas de violência (21) 2701-5622 | (21) 3715-2155 / (21) 99960-6715

Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres – subsecretariademulheressg@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *