Passageiros de trens enfrentam transtornos com ramal suspenso nesta sexta-feira

Após uma volta para casa conturbada, passageiros dos trens ainda enfrentam transtornos nesta sexta-feira (21), com a circulação suspensa nos trechos entre Central do Brasil e Gramacho, Gramacho e Saracuruna, Vila Inhomirim e Guapimirim. Por volta das 16h desta quinta-feira (20), a falta de energia nas proximidades da Penha, Zona Norte, interrompeu a operação do ramal Gramacho-Saracuruna e das extensões. A paralisação já dura cerca de 18 horas e afeta, aproximadamente, 30 mil usuários, que utilizam o transporte no pico da manhã.

De acordo com a SuperVia, concessionária responsável pelo serviço de trens no estado, neste momento, todas a 37 estações a partir de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, incluindo das extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, estão fechadas e não há previsão de retorno das viagens. Confira quais são abaixo. Somente os terminais da Central do Brasil, São Cristóvão, Maracanã e Triagem seguem abertos, por se tratarem de integração com outros ramais. “Técnicos trabalham para restabelecer o serviço”, informou a empresa.

Passageiros usaram as redes sociais nesta manhã para se queixar sobre a situação. “Ramal Gramacho-Saracuruna continua fechado por falta de energia! Estações estão fechadas, muita humilhação para os trabalhadores que pagam e não têm serviço adequado”, lamentou um. “Ramal Gramacho ainda fora de circulação, não acredito. E vamos de me atrasar”, desabafou outro. “Sextou sem trem no ramal Gramacho. Valeu SuperVia! R$ 7,40, hein”, ironizou mais um.
Em nota, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) informou que, por conta da paralisação do serviço dos trens “as empresas de Caxias já reforçaram a operação das linhas intermunicipais” e que “há planos preparados para situações de emergência”. Ainda segundo a SuperVia o ramal Deodoro – Santa Cruz, entre a Central e Santa Cruz, tem intervalo médio de 15 minutos; o Japeri, entre Central e Japeri, de 10 minutos; e o Belford Roxo, tem partidas em média a cada 24 minutos.
Procurada, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Rio (Agetransp) informou que abriu um boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias da falha de energia no ramal de Saracuruna, causado por um cabo de rede aérea partido, na altura da estação Penha, e que “acompanha o trabalho de manutenção desde ontem e enviou uma equipe técnica ao local”.

Estações fechadas

Ramal Saracuruna: 16

– Manguinhos
– Bonsucesso
– Ramos
– Olaria
– Penha
– Penha Circular
– Brás de Pina
– Cordovil
– Parada de Lucas
– Vigário Geral
– Duque de Caxias
– Corte Oito
– Gramacho
– Campos Elíseos
– Jardim Primavera
– Saracuruna

Extensão Guapimirim: 14

– Parque Estrela
– Santa Dalila
– Suruí
– Santa Guilhermina
– Iriri
– Magé
– Jardim Nova Marília
– Jororó
– Citrolândia
– Parada Ideal
– Jardim Guapimirim
– Parada Modelo
– Parada Bananal
– Guapimirim

Extensão Vila Inhomirim: 7

– Morabi
– Imbariê
– Manoel Belo
– Parada Angélica
– Piabetá
– Fragoso
– Vila Inhomirim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *